quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Com documento falso, mais 4 flagrados tentando liberar carros na Pátio Norte

Mais quatro pessoas foram flagradas neste mês de fevereiro, em Campos, com selos falsos de autenticação de cartórios em documentos de veículos. Os casos deste mês  foram registrados na 134ª DP/Centro, inclusive uma das pessoas foi autuada em flagrante. As pessoas flagradas são proprietárias de veículos apreendidos e apresentaram documentos falsos à Pátio Norte, empresa que administra o depósito onde ficam os carros retidos com algum tipo de irregularidade. Como aconteceu no ano passado, os documentos falsificados foram apresentados pelos suspeitos para tentar liberar veículos apreendidos. Nas falsificações deste mês, foram encontrados selos de um cartório de Botafogo, no Rio, e de um cartório de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense. Os selos são colocados em documentos de veículos, como Certificado de Propriedade Veicular(conhecido como Verdinho) e Documento Único de Transferência (DUT).


As investigações da Polícia são no sentido de levantar os autores das falsificações de documentos públicos em Campos e região. Os envolvidos podem ser enquadrados em dois artigos do Código Penal: Artigo 304 (falsificação de documento público), e Artigo 297 (fazer uso de papéis falsificados ou alterados).

As falsificações acontecem desde 2016.  Na ocasião, o delegado titular da 134ª DP/Centro, Geraldo Rangel  informou ao Campos 24 Horas que a principal linha de investigação é no sentido de descobrir quem faz a falsificação e vende os documentos para os donos dos veículos. Ressaltou, no entanto, que ainda não tinha como garantir se há despachantes envolvidos nas falsificações.

“As pessoas flagradas na Pátio Norte alegam que não sabiam da falsificação e não sabem explicar a forma que conseguiram os documentos que estão portando. Ainda estamos em investigação e não podemos afirmar se há envolvimento de despachantes”, afirmou o delegado.

Ainda de acordo ele, a falsificação ocorre por diversos motivos. “São várias situações que levam as pessoas a fazer a falsificação”, destaca o delegado, acrescentando que segue investigando quem faz as falsificações, já que não são só documentos públicos, existem outros tipos de falsificação.

RELEMBRE

A Pátio Norte já registrou inúmeros casos de suspeitos tentando retirar seus veículos portando algum tipo de documentação falsificada. Entre os documentos apreendidos estão: Documento Único de Transferência (DUT’s) e Certificado de Propriedade Veicular.

A Pátio Norte informou ao Campos 24 Horas sobre a forma com que procede quando o departamento jurídico da empresa constata que alguém está tentando retirar um carro apreendido, mediante apresentação de documentos falsos.

“Nos casos de apresentação de documento falso, a Pátio Norte, na condição de concessionária de serviço público, aciona a Polícia Militar, apresenta o caso à autoridade policial. Quem apresenta o documento falsificado, especialmente quando a falsidade recai sobre o selo cartorário de reconhecimento de firma, pratica crime grave, cuja pena é de prisão de dois a seis anos, sendo, inclusive, inafiançável perante o Delegado de Polícia”, informa a empresa.

VEÍCULOS APREENDIDOS

Todos os veículos apreendidos, por algum tipo de irregularidade (multas, falta de licenciamento e/ou titularidade), são de operações promovidas pela Polícia Militar e Guarda Municipal. Os carros, motos, vans e ônibus são encaminhados para o depósito do Pátio Norte, localizado às margens da BR-101, em Ururaí.

Os proprietários dos veículos apreendidos têm o prazo de três meses para fazer a regularização dos documentos e fazer a retirada dos mesmos, caso isso não ocorra, os veículos vão a leilão, que é realizado pela própria empresa. Quem teve seu veículo apreendido poderá resgatá-lo antes do início da venda. Para isso é preciso pagar todas as taxas (diária, reboque, e multas se tiver) e comprovar o pagamento antes que o lote seja aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário