terça-feira, 19 de setembro de 2017

SFI: Alerta para falta de chuva e alto risco de incêndio florestal na região


19/09/2017 10h26 | Foto: Divulgação
O secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI), Ilzomar Soares, revelou que a passagem de uma frente fria pelo oceano, na altura da Região Sul do país, favorece a entrada de ventos mais frios do oceano para o continente, especialmente no litoral do Centro-Sul do Rio de Janeiro.
“Por isso, a previsão para esta segunda-feira (18) é de céu parcialmente nublado a claro, com temperaturas em suave declínio com relação ao dia anterior, sem chuva. Nesta terça-feira (19), a atuação de um sistema de alta pressão deixará o céu predominantemente claro, sem chuva. O índice de risco de incêndios florestais continuará elevado nas unidades de conservação monitoradas por conta da baixa umidade relativa do ar na Região Norte Fluminense”, destacou.
O secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de SFI cita algumas dicas importantes para os moradores, a fim de evitar  incêndios florestais no município são franciscano, principalmente devido ao período de alto risco.
“É importante não provocar queimadas de cana-de-açúcar, considerando que este vento forte Nordeste pode  espalhar as chamas e ocasionar um incêndio. É preciso ainda atenção para as beiras de estradas no que tange a descarte de guimba de cigarro e não colocar fogo em resíduos nos terrenos baldios”, destacou o secretário.
Ocorrências – Recentemente, dois casos foram registrados em SFI. No último dia 12, uma fábrica de farinha de mandioca, na localidade de Canto do Junco, zona rural, pegou fogo, atingindo basicamente o estoque de lenha para o forno. No dia anterior, um incêndio aconteceu numa área de pastagem na entrada do Bairro Espiador, nas imediações da Escola Modelo. Nas duas ocorrências, ninguém saiu ferido.
Fonte: Ascom SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário