domingo, 23 de julho de 2017

Sábado tem tiroteio e assalto a shopping na Zona Sul em semana violenta no RJ

Carioca cria 'kit ladrão' contra assaltos no Rio: 'A questão hoje não é se você vai ser assaltada, é quando você vai ser assaltada' (Foto: Reprodução / TV Globo)O  sábado (22) no Rio de Janeiro começou violento, em mais uma semana conturbada. De manhã, um confronto assustou moradores no Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, na Zona Sul. No bairro vizinho de Botafogo, uma loja do Shopping Rio Sul foi assaltada; enquanto criminosos explodiram um caixa eletrônico na Zona Norte. Tudo isso antes do meio-dia.

Na sexta (21), o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), chegou a cancelar uma agenda por falta de segurança. Ele visitaria duas comunidades da Zona Norte, mas, desmarcou os compromissos nas favelas Parque Furquim Mendes e Proletário do Dique depois de confrontos armados (veja abaixo outros casos de violência da semana).
A insegurança sensibilizou outras autoridades. Na terça, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que "perdemos completamente o controle da segurança pública". Quatro dias depois, o ministro da Defesa anunciou o reforço das Forças Armadas com até 35 mil que podem ocupar o Estado até 2018. O efetivo e a data de início da operação não foram divulgados.

O problema da violência na cidade não é novo, como o G1 mostrou com a série de reportagens especiais #MapaDoCrime. Em 15 anos, foram 38 mil pessoas assassinadas - o que dá sete homicídios por dia. Apenas 10% dos casos têm autor identificado.                                            Com medo, carioca cria 'kit ladrão'

O medo tem feito os cariocas mudarem a própria rotina. A nutricionista Patrícia Martins já foi assaltada oito vezes, como mostrou o Jornal Hoje. Ela encara a violência como uma certeza. Por isso, carrega um "kit ladrão".
"Eu carrego um celular que é esse celular e que funciona e um que é do ladrão. Dentro da bolsa eu carrego uma outra bolsinha que é essa aqui que eu tenho os cartões vencidos", relata. "A questão hoje não é se você vai ser assaltada, é quando você vai ser assaltada".
Até mesmo as igrejas têm mudado a hora das missas. É o caso da Nossa Senhora da Vitória, por iniciativa do próprio padre.
"Ele propôs a mudança de horário de 20h30 para 20h e houve uma adesão de 100%. E não é só aqui. Já em outras igrejas, em outras dioceses, a mesma coisa aconteceu", relata o vigário episcopal Marcos William.
Relembre os casos de violência durante a semana:

Sábado

Um confronto no Pavão-Pavãozinho assustou moradores de Copacabana, Zona Sul do Rio, por volta de 10h30. Ninguém ficou ferido. Praticamente no mesmo horário e ali perto, no Shopping Rio Sul, uma loja de celulares foi roubada. Vigilantes do centro comercial tiveram as armas levadas pelos criminosos. Um motociclista também foi baleado na Via Dutra durante um assalto e morreu.

Sexta-feira

O nonagésimo PM morto, Fabiano de Brito e Silva, de 35 anos, foi atingido por um tiro na barriga quando saía de casa, na Baixada Fluminense. Ele foi morto na Rua Dona Clara de Araújo, no Jardim Tropical, em Nova Iguaçu.
Na Zona Sul, um helicóptero precisou fazer um pouso forçado em São Conrado, após ser atingido por um projétil na cauda da aeronave.
Um assalto a ônibus, crime que cresceu 31% em 2017, também deixou três feridos no Centro. Um PM do Bope reagiu e uma passageira ficou ferida.

Quinta-feira

Por volta das 23h, na Barra da Tijuca, três homens armados fizeram um arrastão em um ônibus do BRT que estava lotado e ia do terminal Alvorada para Madureira. Eles roubaram pelo menos 20 passageiros.
A violência atingiu até mesmo pacientes na fila do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, no Centro do Rio. Eles esperavam a abertura do hospital, por volta das 5h, quando criminosos chegaram em um carro e levaram bolsas, celulares e dinheiro.

Quarta-feira

Um homem foi morto a tiros na Avenida das Américas, altura do Barra Garden, por volta das 21h. De acordo com a Delegacia de Homicídios, que está investigando o caso, a vítima foi identificada como João Marcelo Peres das Neves, 41 anos. Ele era coordenador de um curso de medicina.
Outro médico foi vítima de sequestro relâmpago quando saía da Ilha do Fundão. Ele teve o carro, dinheiro e documentos levados.
À noite, ao menos 14 carros foram roubados em São João de Meriti. As vítimas chegaram a formar fila para registrar o caso numa delegacia da área.

Terça-feira

Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que criminosos armados roubaram um quiosque na orla de Boa Viagem, em Niterói, na madrugada da última terça-feira (18). Um PM também foi baleado no Morro do Adeus, no Conjunto de Favelas do Alemão, durante confronto.
Até mesmo a sede da Petrobras, na Avenida Chile, foi atingida por uma bala perdida à tarde. Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, chegou a dizer: "Perdemos completamente o controle da segurança pública".

Segunda-feira

Um PM morreu e outro foi baleado na UPP da Mangueira durante confronto com criminosos. Eles teriam atacado os policiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário