sexta-feira, 21 de julho de 2017

GloboNews flagra consumo e venda de drogas de dia na Lapa, Centro do Rio

Imagem mostra proximidade do local dos flagrantes com unidades policiais (Foto: Reprodução/GloboNews)GloboNews flagrou a venda e o consumo de drogas, em plena luz do dia, em uma das regiões turísticas do Rio de Janeiro, a Lapa. Os flagrantes foram feitos em frente a uma escola, muito perto da chefia da Polícia Civil e do Quartel Central da Polícia Militar.
As imagens mostram, por exemplo, um homem de bermuda vermelha segurando um pequeno saco plástico com um pó branco, aparentemente cocaína. Ele distribui e um grupo de usuários cheira o material.
Os suspeitos de participar da distribuição de drogas se passam por guardadores de carros e motos que param na área. Pedem dinheiro e, em alguns casos, eles intimidam motoristas. Enquanto a equipe da GloboNews fazia os flagrantes, carros da PM passaram e não fizeram nada. Em um dos dias, o consumo só parou quando uma equipe da Prefeitura fez uma operação para retirar motos paradas ilegalmente. No dia seguinte, porém, os usuários estavam no mesmo lugar.
Os flagrantes foram feitos durante dois dias e mostraram traficantes e usuários em um dos pontos mais movimentados do bairro.
A situação preocupa moradores e comerciantes. "A primeira vez eu vi um cara com um rádiotransmissor na mão e uma pistola na cintura. Achei muito impressionante isso. Dois dias depois, passando pela mesma esquina, [vi] um outro traficante oferecendo droga ali 9h30 da manhã, em voz alta: 'Maconha de R$ 5, maconha de R$2", relata uma testemunha.

Proximidade com unidades policiais

A reportagem da GloboNews mostrou que o ponto de venda e consumo de drogas fica a 300 metros da Chefia da Polícia Civil, 500 metros do Quartel Central da PM e a cerca de 100 passos de duas delegacias.
Através de sua assessoria de imprensa, a PM informou que o 5ºBPM (Praça da Harmonia) "atua com viaturas baseadas em pontos estratégicos e fazendo policiamento a pé, em cabinas, e em motocicletas". "Estas equipes também são empregadas em roteiros de patrulhamento juntamente com o grupamento de motociclistas da Unidade e em operações de fiscalização, abordagem e revista", acrescentou a PM. No fim da tarde desta quinta, diz a corporação, uma operação estava sendo realizada naquela localidade.
A PM admite ainda que "o 5º BPM, assim como outras Unidades da Polícia Militar, lida com uma escassez de efetivo grave". Mesmo assim, nos últimos dois meses prendeu 7 pessoas, apreendeu 4 menores, além de apreender 235 sacolés de cocaína, maconha, celulares e outros objetos, na Rua do Lavradio, local dos flagrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário