quinta-feira, 29 de junho de 2017

Vítima de tragédia na BR-101, em Guarapari, segue internada e não sabe que filho morreu

Sobrevivente da tragédia que deixou 23 mortos na BR-101, em Guarapari, Maria Selva Thomaz da Silva ainda não sabe que o filho, Domingos Sávio, de 24 anos, morreu. Mãe e filho viajavam juntos para o Espírito Santo no ônibus que se envolveu no acidente. Sávio foi resgatado com vida, mas morreu dias depois no hospital.
A tragédia na BR-101 aconteceu após a colisão entre uma carreta, um ônibus de viagem e duas ambulâncias, no início da manhã de quinta-feira (22). Vinte e três pessoas morreram e outras 18 ficaram feridas.
Maria Selma e Sávio foram algumas das vítimas socorridas com vida e encaminhadas para o Hospital Jayme dos Santos Neves. Ela segue internada em estado grave, porém estável. Já o rapaz teve mais de 90% do corpo queimado, e morreu no domingo (25).
“A pedra bateu do lado em que ela estava. Eles estavam dormindo, estavam com cinto. Quando ela acordou, o ônibus já estava pegando fogo. Ela disse que ela conseguiu tirar o cinto dela rápido, mas o do Sávio estava travado e demorou para tirar. Quando ela conseguiu tirar, o fogo já estava no corpo dela, e no corpo dele. Eles conseguiram sair. O Sávio não entendia que era para rolar do chão para apagar o fogo, a roupa queimou no corpo dele”, explicou a irmã de Maria Selma, Cecília Thomaz.
Ainda de acordo com a família, Maria Selma ainda não sabe que o filho não resistiu. “Ela pergunta pelo filho toda hora, pergunta por que o filho não está do lado dela. E eu tenho que falar que ele está lá, está bem, vai sair junto com ela, para o estado de saúde dela continuar melhorando. A vida dela era em função do filho. Então eu nem sei o que vai ser”, contou Cecília.
Uma semana após o acidente, Cecília lamenta a tristeza que toda a família tem enfrentado nos últimos tempos. “Desde quinta-feira que a nossa vida virou um pouco de pernas para o ar. A gente está tentando voltar ao normal, seguir, com a dor, que não passa de imediato, porque o Sávio era um garoto especial e muito amado por todos da família”, disse.

Irregularidades

Além disso, um levantamento da PRF apontou que a carreta tinha 35 multas e já havia sofrido outros quatro acidentes desde 2006. Foram dois tombamentos e duas batidas de frente.
Três novas multas foram atribuídas após o último acidente na BR-101: mau estado de conservação e segurança, excesso de peso e certificado vencido do tacógrafo.
Nesta quinta-feira (29), uma semana após o acidente, a perícia da PRF voltou ao local do acidente. Os peritos trabalham para terminar o relatório que aponta as causas do acidente. A previsão é de que o documento seja concluído até o final desta semana e entregue à Polícia Civil.

Corpos

Dos 23 corpos, 12 já foram identificados e liberados pelas famílias. Onze corpos, que foram carbonizados no acidente, ainda estão no Departamento Médico Legal de Vitória (DML). Estes serão identificados apenas por exame de DNA.
A polícia diz que está trabalhando para adiantar o processo e tentar minimizar a dor das famílias.
“Esses exames [de DNA] demoram entre 10 a 30 dias, depende das circunstâncias. Mas nós acreditamos que até amanhã [sexta-feira (30)], no mais tardar segunda-feira (3), já teremos algum resultado. O interesse da polícia é identificar tecnicamente essas pessoas para que sejam entregues o mais rápido possível para os familiares”, explicou o superintendente de polícia técnico-científica, Danilo Bahiense.

Feridos

A Secretaria Estadual de Saúde informou que 12 vítimas do acidente deram entrada em hospitais da rede pública estadual. Deste total, dois pacientes permanecem internados. Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra: recebeu quatro pacientes (um permanecem em estado grave, um está estável e dois morreram)
Hospital Estadual Dório Silva, na Serra: recebeu quatro pacientes (todos receberam alta hospitalar)
Hospital Estadual São Lucas, em Vitória: recebeu três pacientes (dois receberam alta e um foi transferido para hospital particular)
Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha: recebeu um paciente (recebeu alta hospitalar).

Dono da carreta

Jacymar Pretti, um dos donos da Jamarle Transportes, empresa responsável pela carreta, chegou a ser preso em flagrante na sexta-feira (23). Mas a Justiça determinou a expedição do alvará de soltura em favor do empresário.A decisão da juíza Daniela de Vasconcelos Agapito, da Vara de Iconha, saiu na tarde do sábado (24). De acordo com a Secretaria de Estado Justiça (Sejus), o empresário foi solto no início da noite, no mesmo dia.
O irmão e sócio dele também foi intimado e deve prestar depoimento. A polícia ainda vai investigar se o motorista da carreta, Nadson Santos, que morreu no acidente, tinha condições de dirigir.Jacymar Pretti, de 63 anos, um dos donos da Jamarle Transportes,  (Foto: Guilherme Ferrari/ A Gazeta)

Comissão

Nesta quinta-feira (29), a Comissão de Fiscalização da BR-101 na Câmara Federal entregou um relatório do acidente e da falta de duplicação da BR-101 ao subprocurador da República e Coordenador da Câmara do Ministério Público Federal, Marcelo Muscogliati.
A Comissão também aprovou um requerimento para ouvir na semana que vem os representantes da ANTT, IBAMA, ECO 101, e Polícia Rodoviária Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário