domingo, 30 de abril de 2017

'Pedíamos paz e fomos alvejados', afirma deputado sobre ação da PM em protesto no Rio

Deputado Flavio Serafini afirmou que ação da PM foi 'arbitrária' (Foto: Reprodução/Facebook)deputado estadual do Rio Flávio O Serafini (Psol) usou uma rede social na internet para relatar a ação policial que classificou como "arbitrária" durante manifestação popular realizada na Cinelândia, no Centro do Rio. O parlamentar participou do ato contra as reformas trabalhistas e previdenciáriaocorrido na sexta-feira (28).
Um vídeo, publicado no perfil instituicional do deputado no Facebook, registrou o momento em que os manifestantes foram dispersado por bombas de efeito moral, sendo que uma delas foi arremessada contra o palco onde estava o parlamentar. Veja o vídeo aqui.
"É importante que todos vejam a forma arbitrária como a tropa de choque agiu ontem. Pedíamos paz e fomos alvejados", afirmou o deputado em seu perfil pessoal.Nas imagens compartilhadas pelo deputado, vê-se uma multidão agrupada em frente ao palco. O deputado discursa para o público. É possível ouvir o som de explosões. As imagens mostram, bem ao fundo, algumas pessoas correndo.
No momento em que alguns manifestantes cantavam o Hino Nacional, mais explosões são ouvidas. O volume de bombas arremessadas aumenta e o hino é interrompido. Serafini afirma que o ato se encerrou e pede que a PM pare de lançar bombas.
Imagens registradas pela TV Globo mostram manifestantes sendo dispersados com bombas de efeito moral dos arredores da Cinelândia (Foto: Reprodução/TV Globo)“Vamos afastar da bomba com calma” (...) “Polícia Militar, o ato está encerrado. Pare com as bombas”, afirma o deputado no vídeo.Após se dirigir aos PMs, uma bomba de efeito moral é arremessada contra o palco onde está o parlamentar. O artefato parece atingir o cinegrafista e o próprio Serafini chuta a bomba para fora do palco.
Deputado Flávio Serafini relata agressão de PM (Foto: Reprodução/ Facebook)G1 questionou a PM sobre o episódio, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Veja íntegra da publicação

"PAREM AS BOMBAS!
O vídeo abaixo mostra o momento exato que a Polícia Militar atirou bombas de gás lacrimogênio no público e no palco onde o deputado Flavio Serafini, junto com parlamentares e representes de movimentos, fazia intervenções no ato pacífico da greve geral contra as reformas Trabalhista e da Previdência, ontem (28/4) na Cinelândia. Neste momento, o público havia se reagrupado, após ter sido dispersado à força pela polícia que atirou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha indiscriminadamente nos manifestantes desde o início da marcha, em frente na Alerj. A fala de Serafini foi interrompida, bem como o Hino Nacional, pelas bombas, como fica claro nas imagens. Várias vezes ele pediu para que a polícia parasse de jogar as bombas no público, que estava absolutamente pacífico."Imagens registradas pela Globo mostram multidão reunida na Praça da Cinelândia, no Centro do Rio (Foto: Reprodução/TVGlobo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário