sexta-feira, 31 de março de 2017

Operação Carne Fraca: resultado de análises de carnes e embutidos é satisfatório


31/03/2017 18h10 Foto: Divulgação
O resultado das análises feitas pela Vigilância Sanitária do Paraná em amostras de carnes e embutidos de marcas investigadas na Operação Carne Fraca saiu nesta sexta-feira (31). De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, o resultado foi satisfatório e nenhuma das amostras apresentou problemas. A ação de fiscalização foi realizada nos dias 20 e 21 de março em supermercados escolhidos aleatoriamente.
Veja a lista das amostras analisadas:
  • JBS: carnes resfriadas, mortadela de frango e salsicha das marcas Friboi e Seara
  • BRF: linguiça tipo calabresa, linguiça mista, presunto e salame das marcas Sadia e Perdigão
  • Peccin: salsichas da marca Italli
  • Transmeat: carne bovina salgada curada da marca Novilho Nobre
O resultado – Paulo Costa Santana falou sobre o resultado à RPC. Ele disse que nenhuma amostra apresentou problema. “Todas resultaram satisfatórias para as características que foram analisadas. Ou seja, análise microbiológica e físico-químicas que demonstraram que esses produtos atendem aos critérios de qualidade exigidos para a sua comercialização”, afirmou.
Ao todo, dez amostras foram recolhidas nesta primeira etapa da fiscalização.
“O que a gente pode concluir, minimamente, é que esses produtos referentes às denúncias não estão comprometidos na totalidade dos lotes e dos produtos comercializados pelas empresas denunciadas. Ou seja, o problema pode ser um pouco mais pontual do que foi noticiado”, afirmou.
Paulo Costa Santana esclareceu que é importante que a Vigilância Sanitária continue com a fiscalização: “É o que nós vamos fazer nesses dois meses de coleta e análises pelo Lacen [Laboratório Central do Estado do Paraná] para verificar se ainda esses produtos de inspeção do Ministério da Agricultura continuam ainda com a qualidade exigida”.  A Vigilância Sanitária já coletou outras amostras, e o resultado deve sair na próxima sexta-feira (07).

Nenhum comentário:

Postar um comentário