terça-feira, 28 de março de 2017

Anvisa determina suspensão de outra marca de energético no país


27/03/2017 19h10 Foto: Divulgação
Rio – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (27), a proibição da fabricação, venda e comercialização do energético Dopamina. A resolução da Anvisa data da última sexta-feira, mas foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira.
A medida foi justificada pela agência como de “interesse sanitário”, sem maiores especificações. Além da proibição, a Cerveja Imperial de Petrópolis, responsável pela marca, terá que recolher todo o estoque do produto no mercado.
A bebida chegou ao mercado em outubro do ano passado. Em seu site oficial, o energético é descrito como motivador. “A bebida que vem com taurina, cafeína e, principalmente, tirosina. Sim. Vamos continuar vivenciando ao máximo o mundo das possibilidades. E claro: cada vez mais se surpreendendo com a motivação, a concentração e a criatividade”, diz um trecho da página. Taurina e Tirosina são aminoáciodos não essenciais que ajudam no metabolismo das proteínas.
A dopamina é um neurotransmissor associado a sesanções de bem-estar, produzido pelo corpo. Nas resoluções listadas pela Anvisa há citações sobre o critério de adição de nutrientes essenciais, especificando que o consumidor não deve ingeri-los em quantidade excessiva ou insignificante, adição de outro ingrediente em produtos com taurina ou caféina que não descaracterizem o produto.
Além da bebida, a empresa também comercializa bolsas, camisetas, porta-copos e outros produtos ligados à marca. Procurada pela reportagem, a Cervejaria Imperial de Petrópolis ainda não se pronunciou sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário