segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Febre amarela: moradores de Barra do Itabapoana serão vacinados em ação de bloqueio

 VNOTÍCIA

VNOTÍCIA - Internet
VNOTÍCIA - Internet
Uma força tarefa será montada pela prefeitura de São Francisco de Itabapoana para a prevenção e o combate da Febre Amarela no município a partir desta segunda-feira, 30/01.

Os residentes na região de Barra do Itabapoana serão os primeiros a receberem a vacina, já que a localidade faz divisa com o Espírito Santo.

A iniciativa será realizada em parceria com as secretaria municipais e visa a imunização, conscientização e a busca de focos do mosquito transmissor. A ação começa a partir de segunda-feira (30/01).

A secretária de Saúde, Shirlei Rangel informou que a secretaria está fazendo a sua parte. “Nessa semana, representantes da secretaria de Saúde participaram da reunião em Miracema, onde foram discutidas as estratégicas para a vacinação de bloqueio contra a Febre Amarela no Estado do Rio de Janeiro. Agora vamos nos unir para realizar ações que previnam a doença em nosso município”, explicou a secretária.

Como recomendação do Governo do Estado, serão disponibilizados vacinação para pessoas com idade de 9 meses a 60 anos que residem próximos as cidades que já foram comprovados como áreas de risco.

Também quem for viajar para as cidades onde já foram constatados a proliferação da doença, devem apresentar um comprovante da viagem e o cartão de vacinação. Porém, vale lembrar que, para receber a vacina, o cidadão não pode estar com a imunização comprometida, do contrário terão muitos efeitos colaterais.

“Lembrando que continua a ação contra a dengue. Pedimos que cada um também faça o sua parte e cheque se não há nenhum foco de mosquito em água parada em sua casa”, opinou a secretária.

Febre Amarela: sintomas

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiência hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

Transmissão

É transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos — a diferença está apenas nos transmissores. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o
mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano.  Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.


Da redação com informações do site da prefeitura de SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário