sábado, 17 de dezembro de 2016

Preço dos combustíveis dispara em Campos


procon-postoA Superintendência do Procon/Campos acaba de elaborar a pesquisa de preços dos combustíveis no município de Campos. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 13 de dezembro, dez dias após a autorização de aumento concedida pelo Governo Federal. Foram pesquisados 38 postos da área urbana de Campos. Houve um aumento médio de 8% nos preços, em relação a última pesquisa, realizada nos dias 24 e 25 de outubro deste ano. Nesta pesquisa foi apurado que a gasolina e o diesel tiveram aumento, enquanto que o álcool e o GNV estão com os preços estáveis.
De acordo com a superintendente do Procon/Campos, Dr.ª Rosangela Tavares, os consumidores estão sendo penalizados. “Quando o governo anunciou, por duas vezes, que haveria redução de preços, esta redução não se concretizou nas bombas. Agora, quando foi anunciado o aumento, rapidamente os postos majoraram seus preços. O que mais nos preocupa é que os combustíveis impactam praticamente todos  segmentos, e tememos por um aumento nos produtos e serviços”, destaca Dr.ª Rosangela Tavares.
A pesquisa também apurou grande diferença de preços de um mesmo produto, o que, num tanque de combustível pode trazer uma boa economia, desde que o consumidor não se esqueça de observar a qualidade do produto que está adquirindo.
Para que o veículo não sofra nenhum dano com a adição de combustíveis adulterados o Procon/Campos aborda alguns cuidados:
As principais alterações do combustível são:
Gasolina: As adulterações mais usuais na gasolina são decorrentes da inclusão exagerada de etanol anidro e de outros solventes não autorizados.
Etanol: O problema mais comum está no teor alcóolico, podendo ser a adulteração no próprio etanol ou a inclusão de água.
Diesel: Sem dúvida o maior problema decorre pela inclusão de produtos não autorizados, bem como a adição de água ou óleo vegetal.
Outro problema que os consumidores enfrentam e os Procons, ANP e Ipen estão atentos é quanto a adulteração nas bombas, quando é registrado um abastecimento maior do que efetivamente  está sendo feito. O consumidor deve ficar atento e observar se o carro está rodando com regularidade.
Principais consequências da presença de combustíveis adulterados em seu veículo:
Perda consistente na potência do motor, com riscos a segurança dos passageiros.
Substancial aumento no consumo de combustível do veículo.
Resíduos tanto nas velas de ignição como na câmara de combustão.
O consumidor pode encontrar boas diferenças de preços, conforme veremos a seguir:
ProdutoMenor preçoMaior preço
Gasolina comum3,6304,139
Gasolina aditivada3,8394,249
Etanol2,8903,699
Diesel2,9303,439
GNV2,1592,299
O Procon/Campos ressalta que o consumidor não deve apenas se ater aos preços, mas verificar também as condições de higiene, manutenção, atendimento, validade e qualidade dos produtos ofertados.
Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário