quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Preço do etanol dispara nos postos de Campos, aponta pesquisa do Procon


IMG_0852IMG_0842
A Superintendência do Procon/Campos acaba de elaborar a pesquisa de preços dos combustíveis, feita entre os dias 24, 25 e 26 de outubro. A pesquisa foi realizada em 39 postos, que correspondem a 1/3 dos postos do município. O órgão municipal de defesa do consumidor alerta para diferenças de preços de até 12%, o que num tanque de combustível pode fazer uma grande diferença.
Ao contrário do que foi amplamente divulgado não houve redução no preço da gasolina, sendo que o álcool disparou de preços e o diesel também teve uma pequena evolução. O preço do GNV (gás natural) não sofreu alteração. Os consumidores se sentem enganados, pois o governo federal divulgou muito que haveria uma redução. O Procon/Campos esperou 15 dias para que o mercado se ajustasse e então realizou a pesquisa.
De acordo com a superintendente do Procon/Campos, Dr.ª Rosangela Tavares a expectativa criada pelo governo federal não se concretizou. “A redução dada as distribuidoras para a gasolina não chegou ao consumidor final. Os donos de postos informam que já estavam segurando os preços há muito tempo e não tem como reduzir esses preços. Já o álcool disparou, mesmo estando na safra da cana de açúcar”, destaca Dr.ª Rosangela Tavares.
Os preços que ainda estão relativamente estabilizados se devem a concorrência entre os postos. Na pesquisa atual ficou constatado um aumento de 0,4% da gasolina, de 7,5% do etanol e de 2,2% do diesel.
O consumidor pode encontrar boas diferenças de preços, conforme veremos a seguir:
ProdutoMenor preçoMaior preço
Gasolina comum3,4903,999
Gasolina aditivada3,6994,099
Etanol3,1493,599
Diesel2,9203,389
GNV2,2492,299
O Procon/Campos ressalta que o consumidor não deve apenas se ater aos preços, mas verificar também as condições de higiene, manutenção, atendimento, validade e qualidade dos produtos ofertados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário