segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Cartazes perto do Morro do Estado, em Niterói, 'proíbem' roubos na região


Carlos BritoDe G1 Rio
Cartaz colado no centro de Niterói avisa que assaltos são proibidos (Foto: Carlos Brito/G1)Cartaz colado no centro de Niterói avisa que assaltos são proibidos (Foto: Carlos Brito/G1)
Cartazes proibindo assaltos no Centro de Niterói, na Região Metropolitana do Rio foram afixados em postes em uma região perto de acessos ao Morro do Estado. Pessoas que passam e trabalham pelo local acreditam que os avisos podem ser uma declaração de traficantes que controlam a venda de drogas na favela, mas a polícia ainda não está convencida da participação deles.
Nos cartazes, é possível ler o seguinte texto: "Comunicado - Morro do Estado. Não apoia roubo!!! Proibido roubar. Cidadãos, comércio, celulares, carros e motos. Respeitar moradores. A diretoria."
O aviso pode ser visto em pelo menos três postes que ficam na esquina da Rua Doutor Borman com a Praça General Gomes Carneiro - a Praça do Rink, como é mais conhecida -, no Centro da cidade.
"Uns caras do morro desceram e colaram os cartazes nesses postes que ficam próximos à praça. Parece que foi depois que aconteceram alguns assaltos por aqui, o que atraiu mais a atenção da polícia para este lado. Acho que os traficantes não gostaram disso e resolveram mandar um recado", disse um homem que trabalha em um dos estabelecimentos que ficam no entorno da Praça do Rink.
Policiais chegam ao alto do morro e fincam bandeiras do Brasil e do estado do Rio (Foto: Robson Bonin/G1)Morro do Estado é uma das áreas com mais pontos
de vendas de drogas em Niterói 
(Foto: Robson Bonin/G1)
O Morro do Estado é uma das maiores favelas de Niterói e um dos mais ativos pontos de venda de drogas da cidade. Sua localização geográfica - próximo às principais ruas e estabelecimentos comerciais do Centro - é tida como estratégica pelos traficantes da comunidade.
Com isso, há uma facilidade de aproximação entre os traficantes e os consumidores de drogas. Com frequência, os bandidos do local recebem reforço de outros criminosos, armamentos e munição das favelas da Rocinha, Macacos e Para Pedro, no Rio de Janeiro - todas são dominadas pela mesma facção.
Durante uma tentativa de invasão comandada por um grupo rival, em novembro do ano passado, os bandidos receberam apoio dos morros do Sabão e Boa Vista.
"Ainda não os vi, mas soube da colocação desses cartazes. E sendo bem honesto, não tenho certeza de que eles foram feitos por bandidos. Traficantes não costumam mandar recados como esse. Nós ainda estamos coletando informações de quem poderia ter feito isso, mas eu não me surpreenderia se fosse uma iniciativa dos próprios comerciantes da área para inibir assaltos naquela região", especulou o comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Fernando Salema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário