sexta-feira, 29 de julho de 2016

Festa das Neves já começou


As novenas e missas alusivas aos festejos do dia de Nossa Senhora das Neves, comemorado em cinco de agosto, já foram iniciados. No dia três de agosto haverá show com o Grupo Rosa de Saron.
Faz parte da programação também passeio ciclístico, carreatas e cavalgada. O passeio ciclístico sairá às 6h30 de domingo (31) da Igreja Matriz com destino ao Santuário das Neves.
 
A Festa de Nossa Senhora das Neves é realizada há mais de 100 anos  e é uma das mais tradicionais festas católicas do Espírito Santo. Conta com a frequência de cerca de 50 mil fiéis de várias partes do país, o que muda completamente a rotina na sossegada, bucólica, histórica e pacata Igreja das Neves.
 
Fora da data máxima, todo dia cinco de cada mês tem missa realizada pela Paróquia Nossa Senhora das Neves às 15 horas, que conta com a participação de devotos fiéis e assíduos.
 
Restauração preventiva
Para receber os fiéis em sua data máxima, a  imagem de Nossa Senhora das Neves, que é de madeira e  veio de Portugal em 1750, passou por restauração preventiva, descupinização e afixação da camada pictórica recentemente.
Após a Festa de Nossa Senhora das Neves, a imagem e o altar poderão ser completamente restaurados, a partir de finalização de processo em andamento.
“O objetivo é conseguir que esse trabalho de restauração completo, que é bastante demorado, possa ser feito nas proximidades da igreja, para que os fiéis não se sintam privados da proximidade com a imagem de Nossa Senhora das Neves. Junto com o Núcleo de Obras Sacras, estamos fazendo todos os esforços junto ao Núcleo de Restauração da Ufes para que isso seja possível”, destaca Zenildo Porto, Secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer.
Uma curiosidade sobre a imagem é que ela inicialmente se chamaria Nossa Senhora Mãe de Todos os Homens, mas um forte nevoeiro no dia da sua chegada provocou a mudança do nome.
 
Patrimônio Histórico
A Igreja de Nossa Senhora das Neves é Patrimônio Artístico e Histórico do Espírito Santo e foi construída pelo Padre José de Anchieta, com mão de obra de escravos e índios purís e botocudos.
A primeira igreja, de madeira, foi construída em 1581, na Planície de Muribeca, às margens do Rio Itabapoana. Após um incêndio que destruiu o templo original, foi construída em 1694 a igreja atual, feita com pedra, barro, areia e óleo de baleia.
Uma lenda quase contribuiu para o afundamento do altar da igreja tricentenária:  haveria embaixo da fundação do local um tesouro, o que levou muitos a uma busca desenfreada pelo rico tesouro. Sem tesouro, ficou apenas a depredação de um patrimônio artístico e histórico, que felizmente foi restaurado.
 
Confira a programação completa:
27 a 30 de julho
19 horas – Novena e Missa na Igreja Matriz – Padre Rogério
 
31 de julho – Domingo
6h30 - Passeio Ciclístico com destino ao Santuário das Neves. Saída da Igreja Matriz
9h – Missa da Romaria do Seminário Bom Pastor – Padre Tatagiba
10 h– Cavalgada – Saída de Jaqueira
18 h – Carreata para o Santuário
19 h – Missa na Novena – Padre Rogério e Setor Mãe da Igreja
 
1º de Agosto - Segunda-feira
19 h -  Missa na Novena – Padre Fábio e Paróquia de Marataízes
 
03 de Agosto – Quarta-feira
19 h -  Missa na Novena – Padre Evaldo e Paróquia Nosso Senhor dos Passos
 
04 de Agosto – Quinta-feira
19 h – Missa na Novena – Padre Brasil e Paróquia de Jaciguá
20 h – SHOW COM ROSA DE SARON
 
05 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA – DIA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES
6 h – Missa – Padre Rogério
8 h – Missa – Padre Juarez e Paróquia Catedral
10 h – Missa Solene – Dom Dario
13 h – Missa
15h – Missa – Padre Walter e Paróquia de Nova Brasília
17 h – Missa
 
06 de agosto – Sábado
9 h – Missa – padre Jhauber e paróquia de Vargem Alta
17 h - Missa da romaria do Seminário João Maria Vianney – Padre Thiago
 
07 de Agosto – Domingo
9 h – Missa – Padre Rogério
15 de Agosto - segunda-feira
10 h – Missa Padre Rogério
15 h – Missa – Padre Rogério

Nenhum comentário:

Postar um comentário