quarta-feira, 29 de junho de 2016

Obras do Morro da Boa Vista terminam, mas medo continua


Naiara ArpiniDo G1 ES
A prefeitura de Vila Velha, no Espírito Santo, anunciou que vai inaugurar, nesta quinta-feira (30), as obras de contenção de rochas no Morro da Boa Vista, onde uma pedra rolou e atingiu várias casas, em janeiro deste ano. O evento deve contar com a presença do prefeito, Rodney Miranda.
pedra rolou após um deslizamento de terra, no final do dia 1º de janeiro. Cinco pessoas ficaram feridas e foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros, além de outras 10 pessoas, que foram socorridas por moradores, com ferimentos leves. Não houve desaparecidos, nem mortos.
Casas foram atingidas e, por recomendação da Defesa Civil, várias famílias precisaram deixar os imóveis.
Pedra atingiu casas no Morro da Boa Vista, em Vila Velha, Espírito Santo (Foto: Fred Loureiro/ Secom-ES)Pedra atingiu casas no Morro da Boa Vista, em Vila Velha, Espírito Santo (Foto: Fred Loureiro/ Secom-ES)
De acordo com a prefeitura, as obras realizadas no local tiveram caráter emergencial e compreenderam a retirada de rochas menores, a contenção da rocha que deslizou (de aproximadamente três mil toneladas) e a fixação da pedra no topo da encosta. Também foram construídas ruas e escadarias hidráulicas, com a finalidade de direcionar as águas da chuva para outros caminhos, sem impactar nas estruturas construídas.
Para fixação das pedras e impedir novos deslizamentos, foram construídos 80 contrafortes (uma espécie de muralha ou coluna de concreto) e duas barreiras de contenção. A obra, orçada em R$ 8,5 milhões, contou com o empenho de 90 operários que trabalharam diariamente no local.

Moradores ainda temem deslizamentos
O vigia Wilson Conti foi um dos moradores que teve a casa condenada pela Defesa Civil e precisou deixou o imóvel. Ele ajudou nas obras realizadas no Morro da Boa Vista, mas teme que o que já foi feito ainda não seja suficiente para tranquilizar a comunidade.
“No lado onde a pedra rolou, está tudo escorado, tudo direitinho, mas lá do outro lado tem outras pedras que ainda podem rolar. Tem muita gente reclamando”, falou.
A irmã dele, que mora em outro imóvel, também não está totalmente confiante. “Tem um monte de pendência, tem um monte de pedra pra mexer. Nem todo mundo consegui voltar para as casas. Tem um monte de casa vazia ao meu redor e até agora não deram nenhuma solução”, disse Maria da Glória.
Resposta da Prefeitura
A Prefeitura disse que as obras foram realizadas após estudo técnico desenvolvido por equipes de engenheiros especializados e com respaldo da Defesa Civil. Uma equipe continua a realizar estudos no morro para avaliar a necessidade de futuras intervenções.

Sobre o retorno dos moradores às suas casas, a Prefeitura de Vila Velha esclarece que 43 famílias estão incluídas no Programa Aluguel Social e continuarão a receber o benefício até que possam retornar para suas casas.
Para isso, a Defesa Civil do município irá realizar vistorias nos imóveis afetados para garantir que as estruturas das casas desocupadas estejam de fato seguras. Os trabalhos começam na próxima semana, com prazo de conclusão em 30 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário