quarta-feira, 29 de junho de 2016

Linhares tem queda de 65% em homicídios, diz polícia


Do G1 ES
O município de Linhares, na região Norte do Espírito Santo, registrou queda de 65% no número de homicídios de janeiro a maio deste ano, se comparado ao mesmo período em 2015. Neste ano foram registrados 16 assassinatos. Já no ano passado, no mesmo período foram registradas 46 mortes.
O Secretário de Segurança Pública, André Garcia, disse que existe um trabalho de acompanhamento dos dados de homicídio por parte do governo do estado. Operações integradas entre as polícias Civil e Militar são usadas para facilitar o planejamento e acompanhar os indicadores de cada município e as necessidades operacionais.
“Nós prendemos, em média, seis homicidas por dia. No ano passado foram 2,2 mil homicidas presos. Esse já é o sétimo ano consecutivo com redução de mortes. Em nossa história nunca tivemos um fenômeno como esse, de resultados seguidos de redução de morte. Estamos chegando na taxa nacional, que o estado nunca conseguiu chegar”, comemorou o secretário.
saiba mais

Mapa da Violência
No levantamento feito pelo Mapa da Violência 2015 mostra que 42.416 pessoas morreram em 2012 vítimas de armas de fogo no Brasil. Os dados fazem parte do estudo “Mortes Matadas por Armas de Fogo”.
A média brasileira é 20,7 óbitos por homicídio para cada 100 mil habitantes. O Espírito Santoregistrou 38,3 mortes a cada 100 mil habitantes. 
Quando vista por taxa de mortalidade, os jovens são os que mais morrem assassinados no país. A média é de 47,6, mais que o dobro do índice geral. Por isso, André Garcia disse que o empenho do governo é organizar ações específicas para essa população.
“Mais de 70% dos casos tem o perfil de 14 a 29 anos. Fizemos um programa chamado ‘Ocupação Social’, que mapeou 16 mil, que não trabalham, nem estudam. Esse jovens estão sendo entrevistados para que a gente possa oferecer e construir oportunidades para que eles possam fazer suas escolhas e não entrem nas estatísticas criminais”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário