terça-feira, 31 de maio de 2016

Jovem estuprada deve se mudar do RJ após secretaria identificar ameaça


Do G1 Rio
'Até o delegado me culpou', diz jovem vítima de estupro (Foto: rede globo)'Até o delegado me culpou', diz jovem vítima de estupro (Foto: rede globo)
A subsecretária de Direitos Humanos do Rio, Andrea Sepulveda, afirmou nesta segunda-feira (30) que a jovem de 16 anos vítima de estupro em uma comunidade da Zona Oeste do Rio deve se mudar de Estado, após a pasta detectar "ameaça gravíssima". A informação foi confirmada em entrevista coletiva no início da tarde.
Sepulveda afirmou que a decisão precisa contar com o aval da família, que já se mostrou disposta a "começar uma nova vida". A jovem já conta com apoio psicológico e será recebida por uma profissional da área ao longo da tarde.
A comissão responsável para avaliar os riscos sofridos pela menina de 16 anos conta, além da própria secretaria, com a delegada responsável pela investigação.
Na manhã desta segunda, a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav) deflagrou uma operação para cumprir seis mandados de prisão e de busca e apreensão na investigação do estupro sofrido pela jovem.
Entre os procurados estão Lucas Perdomo Duarte Santos, de 20 anos, jogador do time de futebol Boa Vista, apontado como namorado da vítima, Raí de Souza, que admitiu ser o autor do vídeo onde a jovem aparece desacordada e que apareceu acenando para as câmeras de TV na entrada da delegacia, quando foi depor.
Também são buscados Marcelo Miranda Correa, suspeito de divulgar as imagens, Raphael Assis Duarte Belo, que aparece em uma foto fazendo selfie com a jovem desacordada na cama, Sérgio Luiz da Silva Júnior, o "Da Rússia", apontado como chefe do tráfico no Morro do Barão, e Michel Brasil da Silva, também suspeito de divulgar o vídeo.
Exame não vê indícios de violência
O laudo da perícia do estupro diz que a demora da vítima em acionar a polícia e em fazer o exame foi determinante para que não fossem encontrados indícios de violência, como antecipou o Bom Dia Rio nesta segunda-feira. Ela foi examinada quatro dias após o crime.
Além do exame de corpo de delito, a polícia também fez uma perícia no vídeo que foi divulgado nas redes sociais. Os resultados das análises serão informados nesta segunda pelos investigadores.

Neste domingo (29), o Fantástico adiantou algumas informações que estarão no laudo. O chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso, disse que a perícia do vídeo traz respostas que podem contrariar o senso comum que vem sendo formado sobre o caso.

“Não há vestígios de sangue nenhum que se possa perceber pelas imagens que foram registradas. Eles [os peritos] já estão antecipando, alinhando algumas conclusões quanto ao emprego de violência, quanto à coleta de espermatozoides, quanto às práticas sexuais que possam ter sido praticadas com ela ou não. Então, o laudo vai trazer algumas respostas que, de certa  forma, vão contrariar o senso comum que vem sendo formado por pessoas que sequer assistiram ao vídeo”, concluiu Veloso.

Depoimento da vítima
Em entrevista para o Fantástico, a adolescente contou que sofre ameaças e disse que se sentiu desrespeitada na delegacia onde prestou depoimento. "O próprio delegado me culpou", afirmou, ressaltando que pediu para que o depoimento ao delegado-titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), Alessandro Thiers, fosse interrompido.
O próprio delegado me culpou. Quando eu fui à delegacia eu não me senti à vontade em nenhum momento. Eu acho que é por isso que muitas mulheres não fazem denúncias"
Vítima de estupro

“O próprio delegado me culpou. Quando eu fui à delegacia eu não me senti à vontade em nenhum momento. Eu acho que é por isso que muitas mulheres não fazem denúncias. Tentaram me incriminar, como se eu tivesse culpa por ser estuprada”, relatou a jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário