segunda-feira, 28 de março de 2016

Pezão deve ter alta para continuar tratamento em casa


gnews_pezao_20160324133721Os médicos do governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, afirmaram ao RJTV desta segunda-feira (28) que o governador está bem disposto e respondeu bem ao primeiro ciclo de quimioterapia para tratar um linfoma não-Hodgkin anaplásico de células T-Alk positivo. Ainda assim, ele só deve ter alta para continuar o tratamento de casa na quarta-feira (30), e não na terça (29), como previa.

O tratamento do governador do RJ durará de seis a oito ciclos de tratamento que duram 21 dias cada um, sendo três deles de quimioterapia e 18 dias de descanso. De licença por 30 dias, Pezão será substituído pelo vice, Francisco Dornelles.
“O governador está bem. Está bem disposto, animado, dormiu bem, o apetite está bom. Está querendo trabalhar, mas estamos segurando ele porque hoje [segunda-feira] oficialmente entrou de licença e a recomendação médica é para que tenha repouso físico e mental”, afirmou o cardiologista Claudio Domênico.
No final de semana, Pezão se pronunciou em uma rede social. “Estou bem. Agradeço, mais uma vez, as manifestações de carinho que tenho recebido e desejo a todos feliz Páscoa”, informou Pezão.
Na quinta (24), o governador convocou uma coletiva de imprensa para informar que havia sido diagnosticado com linfoma não-Hodgkin. O linfoma não-Hodgkin é um tipo de câncer no sistema linfático que afeta o sistema de defesa do organismo.
O intervalo entre os ciclos de tratamento é de 21 dias, pois o organismo sofre os efeitos da quimioterapia. “Isso não quer dizer que ele precise ficar isolado. Porém, temos que reconhecer que é uma situação diferente, de acordo com as necessidades do cargo. Estamos conversando sobre isso”, disse o oncologista Daniel Tabak, ressaltando que o tratamento, ao todo, deve durar entre seis e oito meses.
Durante a coletiva, Pezão garantiu que vai enfrentar a doença com determinação e firmeza. “Tem coisas piores na vida. Tem coisas que Deus dá para a gente porque sabe que somos capazes de carregar. Eu sei que vou passar por isso daí e vou acabar mais forte”, afirmou. As informações são do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário