quinta-feira, 31 de março de 2016

Começa a Festa de São Francisco de Paula Crise impôs uma programação mais modesta nas comemorações em louvor ao Padroeiro de SFI


Chegada da Procissão do Padroeiro em 2014 (foto: arquivo VNOTÍCIA)
Chegada da Procissão do Padroeiro em 2014 (foto: arquivo VNOTÍCIA)

Começou nesta quarta-feira, 30, em São Francisco de Itabapoana, a Festa de São Francisco de Paula. O evento se estende até o sábado, 02, feriado municipal e dia do Padroeiro do município.

Este ano a programação está bem mais modesta do que anos anteriores. Se nos últimos três anos o evento contou com artistas consagrados como Péricles, Anjos de Resgate, Gian e Giovani, Adoração e Vida, Falamansa e Eros Biondine; em 2016 será a vez da prata da casa subir ao palco. Entre as atrações culturais estão os cantores sanfranciscano Edivane Santos (31-03) e Felix Oliveira (01-04) e o Ministério Novo Céu (02-04).

Segundo o Padre Lucas Mendes, Pároco da Paróquia São Francisco de Paula, e o secretário de Turismo André Ricardo, o momento de crise que o país vive não comporta fazer um evento com muitos gastos.

“Conversei com o Bispo e ele apoiou a decisão de fazer uma festa sem muitos gastos. Se é de gastar R$ 100 mil com um show a nível nacional, é preferível investir esse dinheiro em saúde e educação. Mas quem faz a festa não é um show e sim o povo. Por isso convido a todos que venham participar conosco”, disse o padre.

“O momento é de crise em todo o país. Temos de ter responsabilidade em fazer as coisas com o pé no chão”, disse o secretário André.

O evento começou nesta quarta-feira, com missa marcando o início do Tríduo de São Francisco de Paula. O dia principal será no sábado, 02, com missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco, às 10 horas. Após a missa haverá carreata de São Francisco de Paula. À noite, às 19 horas, haverá missa, seguida de procissão e louvor. A Festa terá ainda uma incrementada praça de alimentação com barraquinhas com grande variedade de opções.

Apesar de o término oficial ser sábado, no domingo, 03, às 9 horas, haverá a tradicional Prova Ciclística do Padroeiro. A organização é da Associação Franciscana de Ciclismo – AFC, com financiamento e logística da Secretaria de Esporte, em parceria com a Emtransfi, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Saúde. Haverá disputa nas categorias Elite (até 39 anos), Master B (40 anos em diante), Master C (50 anos em diante) e Feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário