quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Agressões a grafiteiros foram tentativa de homicídio, diz OAB-RJ


Daniel SilveiraDo G1 Rio
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, Marcelo Chalréo, chamou de tentativa de homicídio as agressões sofridas por três jovens grafiteiros na região do comércio popular da Saara, no Centro do Rio. As imagens das agressões foram exibidas nesta quarta-feira (27) pelo Bom Dia Rio.
Os jovens procuraram a OAB na tarde desta quarta e, segundo Chalréo, estão muito machucados e assustados. O advogado informou que, além de serem agredidos, os jovens foram ameaçados de morte. São dois raopazes de 21 anos e um de 24, todos de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
“As cenas são bárbaras. Eles estão muito nervosos. Um deles praticamente não para de chorar e chegou tremendo. Vamos prestar todo o atendimento necessário de acordo com os poderes e as competências da Comissão de Direitos Humanos da OAB”, disse Chalréo, ressaltando que os rapzes precisam de proteção.
Segundo Chalréo, os jovens estão temerosos sobre o que poderá acontecer com eles, por isso, fizeram contato com a OAB na noite de terça-feira (26) e marcaram o encontro para esta quarta.
“São meninos pobres, humildes, de famílias simples, que desenvolvem a arte do grafite no Rio que é permitida por legislação municipal”, explicou o advogado, afirmando que não poderia dar detalhes sobre o que os rapazes contaram para não atrapalhar as investigações da polícia.
Segundo disse, alguns aspectos do relato dos rapazes “serão valiosos para a autoridade policial que vai investigar”. Ele apenas adiantou que participaram diretamente do espancamento de quatro a seis seguranças, mas calcula que houvesse dez seguranças no grupo.
O advogado explicou que os jovens são grafiteiros, e que, até onde se pôde apurar, eles estavam respeitando os limites da lei municipal que garante o exercício da atividade.
“Existe uma comunidade grande de grafiteiros no Rio que se reúne sob os auspícios da prefeitura em alguns momentos. A lei garante exercício dessa atividade, respeitados alguns limites, que segundo se pode apurar, eles estavam respeitando”.
Espancamento
Um vídeo exibido pelo Bom Dia Rio desta quarta mostra três jovens sendo agredidos, no Centro do Rio. Eles seriam grafiteiros e dizem que foram sido espancados por seguranças após terem sido confundidos com pichadores. Os rapazes estavam com tintas na mochila e acusam os seguranças da Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega (Saara).

No início do vídeo, os três rapazes aparecem só de cueca, pintados de branco, no chão enquanto os agressores passam tinta vermelha em spray no rosto deles. Assustados, eles ainda são espancados com uma barra de ferro. A agressão aconteceu na quinta-feira (21).
Seguranças são irregulares, diz Saara
O Polo Centro Rio Saara divulgou nota dizendo que os seguranças que aparecem agredindo os jovens fazem parte de um grupo irregular:
"A diretoria do Polo alerta que estes seguranças de colete preto que aparecem agredindo os jovens no vídeo amador que circula na internet, fazem parte de um grupo irregular, que vem atuando de forma ilegítima na Saara sob a orientação de seus contratantes. De acordo com o presidente do Polo Centro Rio Saara, Denys Darzi, no segundo semestre de 2015, o Polo procurou formalmente pela Polícia Civil solicitando uma investigação sobre a origem deste grupo que circula pela região para, supostamente, garantir a paz e a segurança, mas que, na verdade, age com violência e absoluto despreparo."

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, “numa hora como essas as organizações sempre dizem que essas pessoas não estão sob sua responsabilidade”.
“Não seria a primeira vez nem a segunda nem a terceira vez que lemos nota nesse sentido. Isso será algo que autoridade policial apurará”, disse.
De acordo com informações da 4ª DP (Praça da República), as investigações estão em andamento. Os agentes realizam diligências para localizar imagens que possam auxiliar na identificação das pessoas indicadas na denúncia e estão ouvindo testemunhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário