segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Verão começa com previsão de ser mais quente e chuvoso


944284-praia_ sem _lixo_movimento_rjO verão 2015/2016 começa oficialmente no dia 22 de dezembro de 2015, ás 2h48, pelo horário de Brasília, se estendendo até 1h30 do dia 20 de março de 2016. A data e o horário do início e do fim das estações do ano é um cálculo matemático feito pelos astrônomos e não pelos meteorologistas. Pode-se saber a data e hora do início das estações com muitos anos de antecedência. Mas é sempre bom lembrar que o tempo e o clima não obedecem os cálculos astronômico. Nem sempre o frio mais intenso ocorre no auge do inverno e nem sempre o calor mais forte é no verão.
De acordo com o Centro de Operações., os estudos indicam que a estação será mais chuvosa, com pancadas ao fim do dia e em maior frequência do que no ano passado, que foi mais seco.
As chuvas tendem a ser rápidas com intensidade de moderada a forte. A maior parte delas é ocasionada pelo calor e umidade.
O Centro de Operações também informa que durante o verão, é comum a passagem de frentes frias menos frequentes, que podem causar reduções ocasionais de temperatura.
O Hemisfério Sul passa pelo solstício de verão no dia 22 de dezembro, enquanto o Hemisfério Norte passa pelo solstício de inverno. O solstício é um momento, com dia, mês, hora e segundo marcados. Não é um período. Então, não é correto dizer “entramos no solstício”. Você pode dizer passamos (com a ideia de um momento) pelo solstício de verão (de inverno) e entramos (ideia de um período que vai se prolongar) no verão (inverno).
O eixo da Terra
As estações do ano ocorrem por causa do inclinação do eixo central do planeta. Este eixo faz um ângulo de 23,5° em relação à linha do plano do sol. A palavra solstício tem origem no latim e quer dizer sol parado.
Você vai encontrar outras informações sobre Astronomia no
Dias longos, noites curtas
É nos dias próximos do solstício de verão (inverno) que temos os dias mais longos (curtos) do ano, com o maior (menor) número de horas de sol. A quantidade de horas de sol é chamada de insolação. Esta diferença é muito nítida no centro-sul do Brasil, mas pouco perceptível no centro-norte. Isto depende da latitude, que é a distância em relação à Linha do Equador terrestre. Considerando o Hemisfério Sul, que vai passar pelo solstício de verão no dia 22 de dezembro, quanto mais longe da linha do Equador, maior o número de horas de sol, maior é a duração do dia. No Hemisfério Norte é o contrário, pois lá será o solstício de inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário