terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Reajuste de aposentado do INSS ficará em torno de 11%


INSSOs dez milhões de aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima de um salário mínimo (hoje, de R$ 788) terão um reajuste anual em torno de 11%, a partir de 1º de janeiro de 2016. O percentual será correspondente à inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Ainda falta a divulgação oficial do indicador de dezembro — prevista para 8 de janeiro —, para fechar o cálculo exato da variação inflacionária dos 12 meses de 2015 (referência para o aumento). Mas, segundo o IBGE, responsável pela apuração do indicador, de janeiro a novembro, a inflação acumulada já é de 10,28% em 11 meses, e a tendência é de alta do custo de vida neste mês.
Se considerarmos apenas como referência os 12 meses de dezembro de 2014 a novembro, o índice chegou a 10,97%. Portanto, a inflação de todo o ano de 2015 não deverá ficar abaixo disso.
No caso dos segurados do INSS que ganham mais do que o salário mínimo, o governo sinalizou que não vai conceder ganho real, ou seja, acima da alta do custo de vida, por falta de recursos no Orçamento. Este ano, a presidente Dilma Rousseff vetou a proposta de aumento igual a todos os inativos e pensionistas da Previdência Social, como o Congresso Nacional aprovara.
Para os mais de 22,5 milhões de segurados que recebem menos (até R$ 788), a regra de reajuste é diferente. Considera-se a inflação do ano anterior (2015), mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas do Brasil) de dois anos antes (2014). O problema é que o crescimento do país foi de apenas 0,1% no ano passado. Portanto, na prática, este grupo também deverá ter só a reposição da inflação, já que o PIB não fará diferença na conta. Os extratos de pagamentos já com o aumento serão conferidos no site www.mps.gov.br, a partir de 20 de janeiro.
Outra novidade envolvendo o INSS diz respeito a quem ainda vai se aposentar. Ontem, dia de sua posse, o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, declarou a empresários que o governo vai propor uma idade mínima para requerer o benefício, ajustada de acordo com a evolução demográfica da população, como forma de equilibrar as contas. A reforma da Previdência deverá fixar um mínimo de 60 anos (mulher) ou 65 (homem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário