segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Exames de gestantes campistas negativos para o vírus Zika


gestanteNa última quinta-feira (17) a Prefeitura de Campos divulgou que estava investigando 28 casos suspeitos de Zika, sendo 19 vítimas gestantes. Nesta segunda-feira (21) a Secretaria de Saúde informou que obteve resultado de dois exames, que deram negativos para o vírus Zika.
A secretaria ainda está aguardando o resultados dos outros exames que foram enviados para à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio. O exame que detecta a presença de zika no período de sintomas é o RNA PCR. Ele identifica, pelo sequenciamento genético do vírus, a presença do agente no organismo.
Dados da semana passada
Na semana passada, Campos divulgou um balanço de registro de 198 casos de dengue, segundo levantamento que foi divulgado pela prefeitura. Desde o começo do ano, o município já registrou 3.709 casos da doença. A doença chikungunya foi registrada em três pacientes.
Transmitidas pelo mesmo mosquito da dengue (aedes aegypti) o Kica e o chikungunya estão se espalhando muito rapidamente pelo Brasil.
Em janeiro a cidade teve 28 casos, fevereiro 66, março 136, abril 270, maio 385, junho 447, julho 622, agosto 558, setembro 415, outubro 271, novembro 312 e dezembro com 198 até o momento.
Ações de combate
Cerca de 400 agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram mutirão e intensificaram as visitas domiciliares em todo município.
Campos é o único município do Estado do Rio a contar com um Centro de Referência da Dengue (CRD) funcionando o ano todo, e com uma Sala de Situação da Dengue. O Centro possibilita o diagnóstico mais rápido de casos, enquanto a Sala permite monitorar os pontos com maior incidência de casos e de focos do mosquito transmissor da doença, em tempo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário