domingo, 29 de novembro de 2015

Combate à Aids: profilaxia à exposição pelo HIV


photos (9)O Centro de Doenças Infecciosas e Parasitárias (CDIP) desenvolve um trabalho de profilaxia à exposição pelo vírus HIV em três vertentes. Uma delas é a vertente ocupacional, relacionada aos acidentes biológicos. A segunda é o Serviço de Violência Sexual e a terceira, diz respeito à PEP sexual (Profilaxia Pós-Exposição).
O coordenador do CDIP, Alexandre Sereno, explica que o primeiro atendimento acontece no Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, que funciona no Hospital Ferreira Machado. Já o CDIP está funcionando na Rua Primeiro de Maio, 43, Centro, pois a sede do órgão está em obras.
A unidade abriga o Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais; ambulatório de doenças infecto-parasitárias, como Leishmaniose, doença de Chagas e outras; e o Centro de Testagem e Aconselhamento. Atende pacientes para fazer testagem do vírus HIV de diversos municípios da região – São Fidélis, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e Cardoso Moreira. Há pacientes também de outros estados, principalmente do Espírito Santo.
– Além disso, temos o nosso ambulatório de hepatites virais, que funciona no Hospital Geral de Guarus (HGG). Nossa equipe multiprofissional é formada por infectologistas, clínicos, ginecologistas, oftalmologistas, dermatologistas, nutricionistas, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, técnicos de laboratório e pessoal administrativo – disse Sereno.
Ele explica que a PEP sexual é uma forma de prevenção da infecção pelo HIV, com medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids, para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, ou em situações excepcionais em que ocorrer falha, rompimento ou não uso da camisinha durante a relação sexual. “É indicada, ainda, em casos de violência sexual contra mulheres ou homens. Esses medicamentos precisam ser tomados por 28 dias, sem parar, para impedir a infecção pelo vírus, sempre com orientação médica”, orientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário