quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Mulher presa ao tentar entrar com droga em presídio

out222015

Mulher foi presa ao tentar entrar com material ilícito no presídio (Foto: Arquivo)

Uma mulher foi flagrada tentando entrar com chips de celulares e maconha na Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro, na Estrada de Santa Rosa, em Guarus, Campos, por volta das 9h30 desta quinta-feira (22). O material estava escondido na roupa íntima da suspeita e na fralda do filho dela, de apenas nove meses e foi detectado pelas inspetoras da Secretaria de Segurança e Administração Penitenciária (Seap) durante a revista.
A jovem, de iniciais M.S.J., de 24 anos, teria ido a unidade visitar o marido, que não teve o nome revelado. Ao passar pela equipe de revista feminina foi verificado que havia algo na calcinha da mesma, sendo encontrados 31 chips. Em ato contínuo, dentro da fralda descartável do bebê, as inspetoras acharam um invólucro de erva seca, aparentando ser maconha.
Materiais e mulher foram levados para 146ª Delegacia Legal em Guarus. Autuada por tráfico de drogas, ela será conduzida ainda hoje (sexta-feira) ao Presídio Feminino Nilza da Silva Santos, no bairro Coroa. O Conselho Tutelar também foi acionado para verificar a situação da criança.
Em nota, o órgão informou que as revistas fazem parte da rotina das unidades prisionais e, para tentar coibir a entrada de materiais ilícitos, todas contam com procedimentos de revista com o auxílio de equipamentos de segurança.
Ao todo, o sistema tem à disposição 63 banquinhos detectores de metais, 110 portais detectores de metais, 70 detectores de metais manuais (raquetes) e 9 raios-x de bagagem. A Seap possui também uma câmera de inspeção visual (usada para revistas em locais de difícil acesso, como buracos em chão e paredes), que é disponibilizada para todas as unidades, além de um scanner de raio-x corporal, localizado na portaria do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.
Existem também sete setores de segurança voltados para o público interno, externo e detentos: a Superintendência de Inteligência, Corregedoria, Ouvidoria, Coordenações de Segurança e de áreas (Gericinó, Isoladas e Niterói) que auxiliam na intervenção de qualquer tipo de conduta inadequada ou ilícita dentro do sistema, contando com o apoio do Disque-Denúncia.
Outros casos – Na tarde de segunda-feira (19), 1,320 kg de maconha, 620 gramas de cocaína e dois celulares, foram encontrados em uma galeria no interior do Presídio Carlos Tinoco da Fonseca. Já no dia 15 de setembro, 68 celulares, 36 chips de telefone, 296 trouxinhas de maconha, 32 pacotes pequenos e outros 27 invólucros da mesma droga, além de três papelotes de cocaína foram encontrados dentro da mesma unidade prisional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário