sábado, 24 de outubro de 2015

Adolescentes conduzidos à delegacia após invasão em Vila Olímpica



Dois adolescentes de 12 e 14 anos foram conduzidos à 146ª Delegacia Legal, neste sábado (23/10), após serem flagrados no interior da Vila Olímpica Amaro Silveira, no Parque Santa Clara, em Campos. De acordo com informações da Guarda Civil Municipal (GCM), os menores teriam invadido o local juntamente com outros jovens que conseguiram fugir com a chegada dos agentes.
Segundo a GCM, havia pelo menos 20 crianças e adolescentes no interior da Vila Olímpica. As invasões durante o final de semana tem sido corriqueiras. Eles ignoram os riscos pulando o alambrado do entorno da vila e também o de afogamento, uma vez que o objeto de desejo nesse local tem sido as duas piscinas, inclusive uma delas com padrões olímpicos que é usada para treinamento e competição de natação.
Moradores, que prefere não se identificar por medo de represálias, relataram à equipe doSite Ururau que já foram registrados dois acidentes no local, onde duas crianças — uma moradora do bairro e outra de Custodópolis — que tiveram o dedo amputado quando pulavam o alambrado.
“Não são apenas as crianças do bairro que invade o local, mas também os de bairros vizinhos. Vem gente de Custodópolis, Parque Prazeres, Santa Rosa principalmente para tomar banho na piscina”, revelou a moradora.
Além das duas piscinas, a Vila Olímpica tem um parquinho, uma quadra poliesportiva, um salão de festa, porém os banheiros e vestuários — feminino e masculino — estão sem as portas e alguns com as torneiras danificadas.  
A Vila Olímpica Amaro Silveira foi inaugurada em março de 2014. De acordo com os moradores, algumas atividades esportivas acontecem de segunda a sexta-feira. Durante o final de semana só é aberta para festa previamente agendada, ficando na maior parte do tempo fechada, sem vigilante ou guarda-vidas.
Viaturas da Guarda Civil Municipal faz ronda onde há Vilas Olímpicas, mas nem sempre consegue evitar as invasões, pois tem que ficar se deslocando de um bairro para o outro. A Amaro Silveira fica em um bairro considerado com indicie alto de violência, o que pode ser confirmado com as marcas de tiros em uma das colunas de sustentação da quadra poliesportiva e também na parede da guarita, além de relatos dos moradores.
“Já tivemos registro de troca de tiros e até homicídio aqui na rua. Nós moradores temos medo, mas não podemos evitar que venha gente de outros bairros para cá”, disse.
A Polícia Militar também faz ronda do bairro com a finalidade de conter a violência e até mesmo evitar novas invasões ao espaço público.
Na delegacia, até a publicação desta matéria os adolescentes ainda tinham sido ouvidos pela autoridade policial. Eles devem responder por fato análogo a invasão e depredação do patrimônio público, já que danificaram o alambrado para ter acesso ao local. 
A equipe do Site Ururau tentou contato com a Superintendência de Comunicação para saber se há projeto de segurança para as Vilas Olímpicas, mas por ser final de semana não obteve êxito.

 Fonte Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário