terça-feira, 28 de julho de 2015

De janeiro a maio, mais de 1.280 lojistas fecharam as portas no Rio


CDLRio apontou que esse número é 33% maior do que o observado em 2014.
Crise econômica e alta dos aluguéis provocaram fechamentos no comércio.

Do G1 Rio
Vendas no comércio do Rio recuaram 2,4% em abril (Foto: Reprodução / TV Rio Sul)Vendas no comércio do Rio recuaram 2,4% em
abril, mas cresceram 1,1% em maio, diz CDLRio
(Foto: Reprodução / TV Rio Sul)
Entre janeiro e maio de 2015, mais de 1.280 estabelecimentos comerciais na cidade do Rio de Janeiro encerraram suas atividades, segundo pesquisa do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas da capital (CDLRio), com dados da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). Esse número é 33% maior do que o observado no mesmo período do ano passado.
No estado do RJ, foram fechadas mais de 3.290 lojas no período, um aumento de 31%, em comparação com 2014, segundo a entidade.
“O alto preço dos aluguéis, principalmente no custo das renovações contratuais, aliado a queda das vendas e da atividade econômica, com inflação alta e desemprego, que tem inibido os consumidores, são os principais responsáveis pelo fechamento de estabelecimentos comerciais nos mais tradicionais bairros da cidade”, apontou o CDLRio, em nota.
Do total de estabelecimentos comerciais que fecharam suas portas na cidade do Rio, 233 estavam localizados no Centro, 449 na Zona Norte, 363 na Zona Oeste e 239 na Zona Sul, informou a entidade.
“O caso mais emblemático é o do Centro, especialmente da Rua da Carioca, uma das mais tradicionais do comércio da cidade, onde 33 dos 60 estabelecimentos comerciais fecharam suas portas em menos de um ano porque não resistiram à alta dos preços do aluguel na região, as obras, mudanças de trânsito e falta de estacionamento”, analisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário