terça-feira, 30 de junho de 2015

Hemocentro precisa de doações com urgência


photos (53)SANGUEO Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), está precisando de doações de todos os tipos sanguíneos. Com uma demanda maior que o número de doações, a situação está crítica e algumas cirurgias eletivas, ou seja, marcadas com antecedência, estão sendo adiadas por falta de sangue.
A assistente social do Hemocentro, Rosangela Frauches, diz que a unidade só está conseguindo atender às urgências e emergências. “A demanda por transfusões é muito maior que a quantidade de doações recebidas. A população de Campos cresceu muito nos últimos anos, e o número de procedimentos cirúrgicos também aumentou consideravelmente”, afirma a assistente social.
O Banco de Sangue, que normalmente, registra uma média de 40 doadores por dia, tem recebido cerca de 20 doadores/dia. O Hemocentro precisa de no mínimo, 70 doações diárias para manter seu estoque equilibrado. Podem doar jovens e adultos de 16 até 67 anos.
Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.
Para doar também é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Além das doações na sede do Hemocentro, que funciona diariamente das 7h às 18h, instituições públicas, empresas, comunidades e municípios podem colaborar com o Banco de Sangue por meio da Unidade de Coleta Móvel, agendando visitas pelo telefone 0800 28 20 250.

Nenhum comentário:

Postar um comentário