quarta-feira, 27 de maio de 2015

Mais de 186 mil títulos são cancelados no estado do Rio


Titulo-eleitoral-No estado do Rio, 185.965 eleitores tiveram o título cancelado porque deixaram de votar e justificar a ausência nas últimas três eleições, além de não terem regularizado a situação dentro do prazo, encerrado em 4 de maio. Para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é considerado uma eleição.
Também foram cancelados 384 títulos por outros motivos, como duplicidade de inscrição e suspensão de direitos políticos. Somente 3,3 % dos títulos que estavam passíveis de cancelamento foram regularizados com o pagamento das multas. O maior número de títulos cancelados ocorreu nos municípios do Rio de Janeiro (79.693), São Gonçalo (13.926), Nova Iguaçu (12.202) e Duque de Caxias (11.433).
Para recuperar o título, o eleitor deverá comparecer ao cartório eleitoral que atende o bairro da sua residência, portando documento oficial com foto e comprovante de residência, além de pagar as multas pendentes. Quem quiser verificar se o título está cancelado pode acessar o site do TRE-RJ.
Se não regularizar a situação, o eleitor fica impedido de votar, obter passaporte, ser empossado em cargo público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. A irregularidade também pode gerar dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário