quinta-feira, 30 de abril de 2015

Para salvar Lagoa de Campelo, prefeitura segue dragando Canal do Vigário


Por causa da estiagem que provoca a seca mais severa dos últimos 94 anos na região, diversas lagoas estão prejudicadas, no município

photos (15)
Lagoa de campelo 2A Secretaria Municipal de Agricultura continua fazendo intervenções no Canal do Vigário para levar água do Rio Paraíba do Sul e salvar a Lagoa do Campelo. A força tarefa beneficiará também outras lagoas menores que formam importante complexo hídrico que representa vida para a comunidade de pescadores das localidades de Campelo, Mundéus e também para as famílias de agricultores dos cinco núcleos do Assentamento Zumbi dos Palmares, situados em Campos e no município de São Francisco de Itabapoana.
Os pescadores acompanham os trabalhos com interesse e lembram que o Canal sofreu assoreamento devido ao abandono por parte do governo federal há mais de 10 anos. “A limpeza do Canal do Vigário é uma luta de mais de 10 anos junto do Inea, porque nunca foi feita dragagem para retirar o barro, a areia e o mato, que há muitos anos entra pela comporta do Rio Paraíba do Sul, nas ocasiões de cheia do rio. Devido ao fundo do Canal ter subido (ficado assoreado), e por causa do Paraíba do Sul estar vazio, não entra água para a Lagoa do Campelo. Nosso sonho é que o Inea ajude a Prefeitura a dragar toda essa extensão do Canal, que tem entre 12 e 13 quilômetros, e assim, a água do Paraíba entre nele e cheque na Lagoa do Campelo”, relata o produtor rural Emilton Basílio de Souza, agricultor do Núcleo 3 do Assentamento Zumbi dos Palmares.
– Quando a Lagoa do Campelo encher, a água se espalha pelas estivas (regiões alagadiças/brejos) e vai chegar às diversas lagoas menores, situadas entre Campos e São Francisco, e vai beneficiar os produtores rurais e pescadores dos núcleos 3, 4 e 5. A gente esperava por esse trabalho por muito tempo, porque sem água nas lagoas, como o pescador tem peixes, e como nós produtores rurais podemos produzir? Essa região produz muito alimento, porque daqui saem verduras, aipim, mandioca para fazer farinha, cana, e agora temos no Zumbi o maior assentamento produtor de abacaxi do estado do Rio – observa Emilton Basílio, que da mesma forma que os demais produtores rurais e pescadores da região, não esconde a felicidade pela obra.
Por causa da estiagem que provoca a seca mais severa dos últimos 94 anos na região, diversas lagoas estão prejudicadas, no município. A Lagoa do Campelo, uma das maiores do estado do Rio, secou porque, devido à baixa cota do Rio Paraíba do Sul, o Canal do Vigário não recebe mais água do rio que leva peixes do Paraíba para ela e outras do mesmo sistema hídrico no setor Nordeste do interior de Campos. Embora a atribuição de cuidar dos canais seja do governo do Estado, através do Inea, conforme convênio firmado com o governo federal, após receber pedidos dos pescadores e agricultores, a Prefeitura de Campos solicitou autorização do órgão estadual e iniciou a dragagem do Canal do Vigário, com retificação do seu leito, que se encontra tomado de vegetação e assoreado em diversos trechos.
O secretário de Agricultura de Campos, Eduardo Crespo destaca que a dragagem, que remove a pesada vegetação e os sedimentos do fundo do canal, tem por objetivo tentar aduzir água do Rio Paraíba do Sul para a Lagoa do Campelo. “O Paraíba recebeu um volume de água das chuvas que caíram na região do Vale do Paraíba do Sul, em São Paulo, e nas cabeceiras do Rio Muriaé, na Zona da Mata Mineira. Estamos fazendo a dragagem de recuperação do Canal do Vigário para levarmos água para a Lagoa do Campelo, na tentativa de salvá-la e ao mesmo tempo, levar umidade ao solo na extensa área agricultável dos assentamentos rurais e demais produtores que desenvolvem atividades de pecuária de leite e de corte”, disse Eduardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário