quinta-feira, 30 de abril de 2015

MPF encontra medicamentos vencidos na Santa Casa de SJB



Agentes do Ministério Público Federal também estiveram no Hospital de Ururaí nesta quarta

MPF 2411Dando continuidade à série de visitas para fiscalização nos hospitais da rede pública da região, agentes do Ministério Público Federal (MPF) realizaram duas inspeções nesta quarta-feira (29). A primeira foi no Hospital de Ururaí, em Campos. Posteriormente, seguiram para a Santa Casa, em São João da Barra. O objetivo é verificar possíveis irregularidades nas unidades hospitalares. Os agentes verificaram escalas de serviços dos médicos e enfermeiros das unidades e as folhas de ponto, além das condições de atendimento dos pacientes.
Na  Santa Casa, a fiscalização do MPF encontrou vários medicamentos com data de validade vencida. Inclusive, insulina, remédio que é usado para o tratamento de diabéticos.  O medicamento estava vencido desde o mês de março. Os agentes foram para 145ª DP de São João da Barra, onde a ocorrência foi registrada.
Já no  Hospital de Ururaí, os agentes do MPF encontraram  infiltrações nas paredes.
Doutor Chicão 1De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Chicão, inúmeros investimentos estruturantes foram feitos em toda a rede de saúde no município. Dr. Chicão explica que a inspeção do MPF nesta quarta-feira foi acompanhada pelo diretor médico da Unidade Pré-Hospitalar, Dr. Paulo Marcelo, que garantiu que não havia falta de médicos. Os três profissionais foram apresentados à equipe que fez a vistoria.
A equipe do MPF foi conduzida até o local onde é acondicionado o lixo e verificou que não havia nenhum problema. A água mineral tem local adequado para ser guardada, mas uma equipe da Fundação Municipal de Saúde será enviada para avaliar se há algum problema na armazenagem.
Somente em março deste ano, quase 26 mil pessoas foram atendidas com remédios em todas as unidades da rede municipal de saúde, num investimento de R$ 670 mil. A Secretaria de Saúde distribuiu mais de 190 milhões de itens de medicamentos em 2013 e em 2014.
A Prefeitura custeia cerca de 90% dos medicamentos ofertados à população, enquanto o governo federal paga 10%. De um total de 250 itens de medicamentos, houve um atraso na entrega de apenas alguns deles. A empresa fornecedora já foi notificada e a Secretaria aguarda a entrega de novo lote nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário