terça-feira, 31 de março de 2015

Desde sábado, 7 PMs são baleados em comunidades pacificadas no Rio


Na Rocinha 3 foram feridos; 2 na Fazendinha; e 2 na Mangueira.
Imagens mostram mais uma manhã de intenso tiroteio na Rocinha.

Do G1 Rio
Desde sábado (28), sete policiais militares se feriram em confrontos com criminosos em comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora. Somente na Rocinha, na Zona Sul, foram três policiais feridos, um deles nesta terça-feira (31), numa operação que aconteceu sob forte tiroteio.
Também nesta terça, um PM da UPP Fazendinha foi baleado no conjunto de favelas do Alemão, na Zona Norte. Na segunda (30), outro policial da mesma UPP foi baleado ao sair do trabalho. No domingo (29), na Mangueira, tambpem na Zona Norte, dois policiais foram baleados.

O vídeo do RJTV mostra mais uma manhã de violência na Rocinha. Pela internet, moradores desabafaram:
"Despertador para que? Eu moro na Rocinha. Aqui é ao som de tiro", escreveu um morador.
“Tiroteio na Rocinha e quem sai perdendo são os moradores, não tendo como ir trabalhar, estudar e sem médicos de plantão na UPA”, reclamou outro internauta.
A operação comandada pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar nesta terça na Rocinha, após um final de semana de confronto na comunidade, deixou mil alunos de uma escola municipal sem aula até 9h30. A secretaria municipal de Educação informou que o conteúdo perdido será reposto. A secretaria estadual, por sua vez, informou que as aulas de suas unidades não foram interrompidas.
Durante a operação, Genilzo Maurício dos Santos, de 36 anos, foi preso com um radiotransmissor. Ele havia saído da cadeia há três dias. Na madrugada do domingo (29), mais uma troca de tiros foi registrada na Rocinha, comunidade na Zona Sul do Rio de Janeiro, deixando um suspeito e um PM do Bope feridos.
Relatos publicados em redes sociais dão conta ainda de que dois homens teriam sido baleados, e um deles seria policial. E no sábado, PMs ficaram emcurralados num beco, como mosntra as imagens do RJTV.
Troca de tiros na Rocinha na madrugada deste domingo (29). (Foto: Arquivo pessoal/Morador da Rocinha)PM na Rocinha na madrugada de domingo (29).
(Foto: Arquivo pessoal/Morador da Rocinha)
Em nota, a PM informou que o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizou operação na comunidade da Rocinha na madrugada de domingo (29). Houve confronto e um homem foi baleado e encaminhado para o Hospital Miguel Couto, na Gávea.
Ainda segundo a polícia, um policial também ficou ferido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio. O estado de saúde dele é estável. A ocorrência foi registrada na 14ª DP (Leblon).

A Rocinha é uma das 13 comunidades com UPP e, segundo a Secretaria de Segurança, tem risco alto e foi classificada como nível vermelho. Outras favelas, consideradas menos perigosas, foram incluídas nos níveis amarelo e verde.
A Secretaria de Segurança Pública admitiu que o programa de pacificação precisa passar por mudanças. “Precisamos equipar essas UPPs com estrutura definitivas, capacitar policiais. Em qualquer
programa na vida da gente, ajustes têm que ser feitos.  E continuaremos fazendo, mas isso não é garantia que nada mais vai acontecer no Rio. A segurança pública é um paciente em estado febril. Difícil de se vencer”, declarou o secretário José Mariano Beltrame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário