quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Chuva ajuda conter parte das chamas no Parque Estadual do Desengano


Incêndio começou na manhã de terça-feira e os trabalhos já estão sendo realizados em dois dias
 Divulgação

Incêndio começou na manhã de terça-feira e os trabalhos já estão sendo realizados em dois dias

Equipes do Corpo de Bombeiros e Agentes de Guarda do Parque Estadual do Desengano, retornaram na manhã desta quinta-feira (26/02) à localidade de Aleluia, na região do Imbé, em Campos, para tentar conter o novo foco de incêndio considerado de média a grande proporção que atingiu novamente a área de preservação ambiental.
As chamas começaram na manhã de terça-feira (24/02) e no mesmo dia foram iniciados os trabalhos de contenção. Na manhã desta quinta, de acordo com o Corpo de Bombeiros, uma forte chuva caiu no local e eliminou parte dos focos, mas as ações continuam até atingir a extinção completa dos focos que ainda persistem na mata.
Estão sendo utilizados dois helicópteros que estão jogando água nas partes mais altas da serra e duas viaturas de água uma com capacidade para 35 mil litros de água e a outra para oito mil litros. A operação conta com 20 militares do 5° Grupamento de Bombeiros Militar de Campos, 14 do Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente e 10 agente da equipe de Guarda Parques.
A equipe do Parque Estadual do Desengano ainda não confirmou a causa do incêndio, mas acredita-se que o mesmo pode ser criminoso, já que nove focos distintos foram detectados. Outra suspeita é de que o clima seco tenha contribuído para espalhar rapidamente o fogo.
Na semana passada a Serra das Almas, também no Imbé, foi assolada por um forte incêndio que precisou de 52 profissionais, entre guarda-parques, Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GESFMA-Rio) e Corpo de Bombeiros, além de quatro aeronaves, viaturas e equipamentos individuais apropriados que colaboraram no combate às chamas. Foram dois dias de trabalho intenso até que o incêndio fosse totalmente combatido.
Publicidade


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário