sábado, 27 de dezembro de 2014

Imprudência é maior causa de acidentes de trânsito em Campo


acidente 0211acidente 0211 5Autopista HFM
Apesar de todas as ações da Prefeitura de Campos em sinalizar ruas e avenidas, a imprudência ainda vem fazendo muitas vítimas de trânsito. De 2009 a 2013, de acordo com registros do Hospital Ferreira Machado, foram 6.295 vítimas de acidentes automobilísticos em Campos. Só nos últimos 12 meses, foram 1.523.  O crescente incremento de automóveis em circulação nas grandes cidades e principais estradas do país vem contribuindo para o aumento de acidentes de trânsito tirando milhares de vidas de todas as idades, da criança ao idoso. Estatísticas da Guarda Civil Municipal apontam que mais de 20 mil notificações no trânsito foram dadas por descumprimento à legislação de trânsito.
De acordo com pesquisas feitas no país, a imprudência é considerada a grande causadora da maioria dos acidentes de trânsito. Em seguida, vem o excesso de velocidade, o desrespeito à sinalização, ultrapassagens indevidas, a ingestão de bebidas alcoólicas, e a falta de manutenção adequada dos veículos.
O maior desafio é a reeducação e a conscientização dos motoristas. Enquanto isso não se torna uma prática permanente, muitas pessoas continuarão correndo risco de morte. É preciso, cada vez mais, conscientização, uma das formas de reduzir as estatísticas tão perversas, que têm trazido dor e sofrimento a muitas famílias.
O Hospital Ferreira Machado, referência em urgência e emergência na região, instalado em uma das principais rodovias do país, a BR-101, recebe pacientes que várias partes do país. Pessoas que são vítimas de acidentes tanto na BR-101 como na BR-356, que liga Muriaé (MG) a São João da Barra, além das ruas de Campos e rodovias estaduais que cortam o município.
O custo de tratamento, nesses casos, é extremamente elevado tanto para o poder público quanto para as vítimas. “A Prefeitura de Campos vem investindo na recuperação do hospital e, também, em equipamentos com tecnologia de ponta para que tenham um tratamento adequado que possa minimizar as consequências destes acidentes. O Hospital Ferreira Machado vem investindo para oferecer um tratamento digno para pessoas que residem na cidade e de pessoas de outros estados que sofrem acidentes na região”, informa o secretário de Governo, Suledil Bernardino.
As equipes médicas do hospital são, altamente, qualificadas para atender esses casos de emergência, obtendo êxito em muitas das intervenções cirúrgicas e tratamento, ainda que prolongado. O hospital socorre a todos, independente de que cidade as pessoas vêm.
A Fundação Municipal da Saúde vem investindo em equipamentos de ponta, que permitem rapidez no diagnóstico, auxiliando a equipe médica no tratamento dos pacientes politraumatizados. Foi entregue pela prefeitura uma nova UTI, com 32 leitos, sendo 24 individuais. “No HFM, damos o atendimento de emergência e, depois, de estabilizado, encaminhamos esse paciente para dar sequência ao seu tratamento. Para tal, contamos com serviços de excelência, dentre eles, o do Centro Regional de Reabilitação que, além de recuperar o paciente na parte física, também o recupera na parte emocional, com equipes capacitadas e serviços como o de órteses e próteses”,  explica o presidente da Fundação Municipal da Saúde,  José Manuel Moreira.
Motoristas devem respeitar sinalização – A prefeitura já tem mais de 400 faixas espalhadas pelo município, principalmente, em centros comerciais e áreas de grande fluxo. Além disso, sinalização horizontal e vertical auxilia moradores.
Outra medida de segurança no trânsito, adotada pela prefeitura, foi a construção de ciclovias e ciclofaixas na cidade. A medida oferece maior segurança aos ciclistas.  Já são mais de 50 quilômetros de extensão. Se motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas respeitarem as leis de trânsito, com certeza, o número de ocorrências no trânsito será menor.
Veja aqui as principais causas de acidentes de trânsito:
·  imprudência dos condutores;
·  excesso de velocidade;
·  desrespeito à sinalização;
·  ingestão de bebidas alcoólicas;
·  ultrapassagens indevidas;
·  má visibilidade (chuva, neblina, cerração, noite);
·  falta de atenção;
·  defeitos nas vias;
·  falta de manutenção adequada dos veículos;
·  distração interna do condutor (rádio, passageiro, celular, objetos soltos no interior do veículo);
·  ação evasiva inadequada, frente a um fator adverso (buraco, veículo parado,etc.);
·  técnica inadequada ao dirigir veículo (não observar o retrovisor externo e esquerdo, por exemplo);
·  avaliação errada de distância e velocidade de um outro veículo, tanto no mesmo sentido (andar na “cola”) como em sentido contrário;
·  falta de cortesia no trânsito;
·  não obediência das normas de circulação e conduta (tanto para condutores como para pedestres);
·  falta de conhecimento e obediência das leis de trânsito (condutores e pedestres);
·  impunidade dos infratores;
·  sensação de onipotência advinda do comportamento inadequado ao dirigir;
·  falta de educação para o trânsito;
·  travessia em locais perigosos e fora da faixa ou semáforo.
·  sonolência, falta de descanso, drogas (remédios, psicotropicos, tranquilizantes, etc) e fadiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário