sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Animais recolhidos pelo CCZ são microchipados e donos são multados


Setor chega a recolher cerca de 40 animais soltos por semana nas ruas
 Divulgação

Setor chega a recolher cerca de 40 animais soltos por semana nas ruas

Constantemente animais de médio e grande porte são vistos soltos pelas ruas de Campos. Estes animais além de causar desordem, podem causar também graves acidentes de trânsito. No município, todos os animais recolhidos pelo CCZ são microchipados, o que já vem ocorrendo nos últimos anos, e os proprietários pagam multas e diárias. Se na apreensão for constatada a reincidência, o proprietário perde o animal.
O diretor do CCZ, César Salles, afirma que o Setor de Recolhimento de Médios e Grandes Animais (Curral) chega a recolher 40 animais por semana em todo o município. O animal recebe vacina contra raiva e tétano e é microchipado. Além disso, faz exame de anemia infecciosa equina (AIE).
“O proprietário tem cinco dias para resgatar o animal e pagará uma multa de apreensão de R$ 100, mais diária de R$ 20. Se o dono não for buscar, o animal vai pro CCZ rural, uma área da Prefeitura em Itereré, e passa a pertencer ao município. Em seguida, o animal vai a leilão. Se o animal já estiver morto, o serviço de recolhimento é feito pela Vital Engenharia. Se o dono reincidir, perderá o animal de vez”, explicou César Salles.
O trabalho de apreensão acontece a partir de solicitação ou denúncias, por meio dos telefones (22) 2732-3395 ou 0800 2828 822. Segundo Doutor Chicão, na BR-101, esse serviço compete à concessionária que administra a rodovia, Autopista Fluminense. Ele alerta para o perigo de animais soltos nas vias públicas e chama atenção para posse responsável.
“Animais soltos, como cavalos, por exemplo, podem causar graves acidentes, gerando vítimas fatais. Por isso, os proprietários devem estar atentos às suas responsabilidades. Além de trazer perigo ao trânsito, gera sujeira na cidade", disse.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria de Saúde, faz apreensão de animais de médio e grande portes em vias públicas. O serviço funciona das 8h à meia-noite, todos os dias da semana, inclusive feriados. O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, alerta para o perigo de animais soltos nas vias públicas.
Publicidade

Fonte: REDAÇÃO / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário