sexta-feira, 28 de novembro de 2014

20 denúncias por mês de maus tratos a idosos


idoso-Secom
Mensalmente a Secretaria Municipal dos Direitos do Idoso recebe cerca de 20 denúncias envolvendo violência contra quem já passou dos 60 anos. Uma equipe formada por psicólogos e assistentes sócias é a responsável pelo atendimento a essas pessoas. Dependendo do caso, pode ser encaminhado direto à delegacia, quando estiver ocorrendo no momento da denúncia, ou ao Ministério Público, para abertura de procedimento.
– Quando a violência está ocorrendo exatamente no momento da denúncia, eu acompanho uma equipe da Secretaria no local, para verificarmos e sendo comprovado, levamos o caso direto à polícia – disse o secretário dos Direitos do Idoso, Gilson de Souza Gomes. Os dois casos mais comuns são de violência e abuso econômico. A maioria destes casos ocorre dentro da própria família, são violência física, maus tratos, abandono, exploração financeira e outros.
As denúncias podem ser feitas através do telefone (22) 2731-6898, de forma anônima ou pessoalmente, na Secretaria dos Direitos do Idoso, a pessoa não sendo identificada. A secretaria leva os envolvidos à sede do órgão, mostrando os crimes que estão cometendo, tentando resolver os problemas. Mas tem ainda as outras instâncias que recorre, como Ministério Público, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Um exemplo recente foi a prisão de um homem que agrediu sua vizinha, que era idosa, causando ferimentos e traumas. O caso foi acompanhado pela secretaria e o agressor, condenado a oito anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário