terça-feira, 28 de outubro de 2014

Primeira embarcação com minério deixa o Açu e está a caminho da China


Site Ururau recebe fotos que mostram momento em que carga era transportada
 Divulgação

Site Ururau recebe fotos que mostram momento em que carga era transportada

Na última quarta-feira (22/10) foi amplamente divulgado, sendo em primeira mão no blog do professor Roberto Moraes, que havia atracado no Porto do Açu, exatamente às 08h10 da manhã, no Terminal 1, o navio Key Light - Panamá (IMO 9490129), responsável por fazer o primeiro embarque de minério de ferro do Projeto Minas-Rio e movimentação de cargas do mega empreendimento na cidade de São João da Barra. A embarcação, que deixou o Porto do Açu no sábado (25/10), está a caminho da China.
Três dias depois, já que não havia confirmação alguma por parte das empresas envolvidas, a assessoria de imprensa da Anglo American confirmou através de nota, o 1º embarque de minério, conforme mostram as fotos recebidas pelo Site Ururau.
Em nota ainda, a empresa, além de destacar que o embarque foi feito ‘dentro do prazo e do orçamento previamente informados’, antecipou ainda que outras embarcações estão previstas para atracar já nesta segunda-feira, ‘entre estes o navio SANTOS SUPPLIER previsto para atracar às 00h45 desta segunda feira, assim como o FAR SOVEREIGN, também previsto para atracar às 01h26 também da madrugada de domingo para segunda-feira (27-10-2014)’.
O primeiro embarque de minério de ferro saiu com mais de 80 mil toneladas para o mercado de pellet feed, carregado no terminal dedicado de exportação no Porto do Açu e a embarcação está a caminho da China.
PRODUÇÃO DE 26,5 MILHÕES EM ATÉ 20 MESES
“A realização do primeiro embarque de minério de ferro do Projeto Minas-Rio é uma grande vitória do nosso time e um dos três principais compromissos com nossos acionistas este ano. O Minas-Rio é um depósito mineral excepcional em termos de escala e qualidade, o que nos permitirá disponibilizar pellet feed da mais alta qualidade no mercado para nossos clientes no Oriente Médio e Ásia, proporcionando-nos uma clara vantagem competitiva. Apesar do cenário desfavorável de preços que vivemos no momento, a característica integrada do Sistema Minas-Rio, da mina ao porto, nos garante custos operacionais atrativos e nos permitirá manter uma posição competitiva a longo prazo”, declarou Mark Cutifani, presidente global do Grupo Anglo American.
Paulo Castellari, presidente da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American, acrescentou: “Essa é uma prova do grande esforço e dedicação de todo o time, incluindo nossas empresas contratadas, fornecedores, parceiros e o apoio das autoridades reguladoras e do governo no Brasil ao longo dos anos. Nosso foco daqui em diante é alcançarmos nossa capacidade de produção anual de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro nos próximos 18-20 meses, e na manutenção de licenças e de autorizações necessárias à medida que avançamos na nossa operação”.
PROJETO MINAS-RIO
O projeto inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; o maior mineroduto do mundo, com 529 km de extensão e que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da Prumo Logística com 50% de participação, localizado em São João da Barra.
RECEITA PARA O MUNICÍPIO DE SJB
Com o primeiro embarque de minério de ferro pode-se estimar as contas do valor de imposto a ser arrecadado pelo município de São João da Barra, apesar do carregamento ter sido obrigado a passar na aduana do Porto do Rio, antes de se dirigir à China.
A alíquota de serviços portuários, o Imposto Sobre Serviços (ISS) é de 2,5% em SJB. Segundo a própria Anglo American (o comunicado citado na nota não foi da FerroPort, empresa, joint venture entre Prumo Logística e a Anglo American) foi embarcado cerca de 80 mil toneladas de minério de ferro.
Considerando o valor da tonelada de minério de ferro no mercado internacional, preço de setembro em US$ 82,27 (Index Mundi), se pode chegar a uma estimativa de faturamento de R$ 15,7 milhões. Assim, com a alíquota de ISS de 2,5%, o município de SJB estará arrecadando, apenas com este primeiro carregamento, a quantia aproximada de R$ 400 mil. (R$ 394,8 mil).
Um bom dinheiro considerando que outros navios estão chegando para outros carregamentos. Bom que a população de SJB possa discutir e decidir para onde deveria ser encaminhado este dinheiro, assim como, os recursos dos royalties do petróleo.
Assim, as duas principais fontes de receita do município são oriundas da extração mineral, uma no litoral e outra no estado de Minas Gerais, beneficiada e carregada no terminal portuário do Açu. A localidade onde está o Porto Açu tem grandes demandas.
“Seria uma boa oportunidade e até simbólico que o poder público anunciasse políticas públicas para aquela comunidade de cerca de 2 mil moradores”, diz Roberto Moraes que está há alguns meses na Europa pesquisando e estudando de perto os maiores portos do mundo.
Neste roteiro já esteve em cinco portos de cidades portuárias na Espanha, e outras duas em Marrocos. Nesta viagem ainda irá ao maior porto da Europa, em Roterdã, na Holanda e ao 2º maior na Antuérpia, na Bélgica, podendo ainda ir conhecer o de Hamburgo.
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Fonte: REDAÇÃO / BLOG DO ROBERTO 

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