segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Hortas Comunitárias voltam a produzir em grande escala em Campos


Informação é do cuidador de uma das hortas mais produtivas do projeto
 Divulgação/Ascom

Informação é do cuidador de uma das hortas mais produtivas do projeto

O investimento que a Secretaria Municipal de Agricultura vem fazendo para recolocar as hortas comunitárias do município em plena atividade através do Programa Eco Hortas Comunitárias já está rendendo frutos positivos. A informação é do cuidador de uma das hortas mais produtivas do projeto, que fica entre as ruas Espírito Santo e São Bartolomeu, às margens da BR-101 na região central da cidade.
No local, a Secretaria de Agricultura investiu na preparação do terreno, que foi todo cercado para garantir o trabalho, além do fornecimento de mudas e sementes, que são plantadas 
com
 adubo foliar e esterco, evitando assim a utilização de agrotóxico, o que garante a qualidade dos produtos ali produzidos. Antes de revitalizar a horta, a Secretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins fez a completa limpeza da área.
- Trabalhei três anos neste local e, agora, o trabalho foi reiniciado. As mudas já foram plantadas e algumas espécies, como alface e couve, já começaram a ser colhidas. As demais culturas devem ficar no ponto de colheita no início do próximo mês -, avaliou Ernani dos Santos Filho, que tem 52 anos e é o responsável pelo cultivo.
Parte da colheita é enviada às escolas da rede municipal. A cenoura e a beterraba foram plantadas com esse objetivo, enquanto a alface, cebolinha, salsinha, rúcula, hortelã e coentro, são vendidos no próprio local e nas feiras livres pela cidade.
Além da horta no Parque Leopoldina, a Secretaria de Agricultura está remodelando outras 56 hortas em todo o município. Bairros como Caju, Jardim Carioca e Esplanada já receberam este benefício e já existem outros terrenos disponíveis para que o programa seja implantado. Em cada Eco Horta há um cuidador para realizar o trabalho de irrigação e limpeza, entre outras atividades. Estagiários da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) trabalham em parceria com a secretaria para orientar o trabalho
Publicidade


Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário