quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Após esperar dois dias por vaga em UTI, médico morre no Norte do ES


Médico morreu momentos antes da transferência.
Jovem lutava contra anemia falciforme.

Do G1 ES, 
com
 informações de A Gazeta
Médico havia se formado em Cuba recentemente (Foto: Reprodução/Facebook)Médico havia se formado em Cuba recentemente
(Foto: Reprodução/Facebook)
Um médico de 27 anos morreu após esperar dois dias por  uma  vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Linhares, na região Norte do Espírito Santo, segundo informaram familiares. De acordo com o irmão do jovem, Johnathas Delgado da Silva havia dado entrada no hospital no domingo (21), e por complicações de uma anemia falciforme, veio a falecer dias depois, na terça-feira (23). De acordo com a prefeitura do município, assim que o quadro clínico do paciente piorou, uma transferência foi providenciada, mas, o jovem não resistiu e morreu momentos antes.
O irmão de Johnathas, Kléverson Delgado da silva, contou que antes de surgir a vaga na UTI, a vítima esperou por dois dias no setor de emergência do hospital. Segundo ele, foi somente na madrugada da terça- feira que o quadro se agravou. "Ele precisou ser entubado para conseguir respirar", disse em entrevista ao jornal A Gazeta.
Kléverson ainda alegou que não havia vagas disponíveis no município, contribuindo para o agravamento da doença do irmão. "Precisamos entrar com uma liminar e conseguimos a vaga em Colatina por volta das 18h. Mas ele teve uma complicação e não resistiu", contou.
Jhonathas Delaga da Silva havia acabado de se formar em Cuba e lutava contra uma anemia falciforme, doença hereditária que tem como características dores nos ossos e nas articulações. De acordo com Kléverson, o irmão sofreu complicações desde que começou a estadia no país estrangeiro. "Ele sentia dor nos ossos e cresceu praticamente  no hospital", explicou.
A prefeitura de Linhares informou que o jovem deu entrada no hospital com quadro de mialgia (dor muscular ) e artralgia  (dor na articulação), e que na terça-feira o quadro dele evoluiu para insuficiência respiratória. Segundo a prefeitura, o paciente foi encaminhado para a emergência, onde recebeu todos os atendimentos médicos. Ainda segundo a prefeitua, mesmo com o s leitos ocupados, uma transferência foi solicitada para o município de Colatina, no memso dia, porém o jovem não resistiu.
* Com colacoração de Samira Ferreira, do jornal A Gazeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário