quinta-feira, 31 de julho de 2014

Projeto piloto para implantação do Rede Cegonha discutida no HPC


Hospital foi um dos escolhidos porque é o único que atende 100% SUS
 Marcelo Esqueff

Hospital foi um dos escolhidos porque é o único que atende 100% SUS

Reduzir os números de mortalidade infantil e morbidade neonatal, além de implantar um novo modelo de atenção à saúde materna e infantil. Com esse objetivo representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ) e dos municípios do interior se reuniram na tarde desta quarta-feira (30/07), no auditório do Hospital Plantadores de Cana (HPC), em Campos para discutir a implantação do projeto piloto da Rede Cegonha na unidade hospitalar, do município.
O projeto está sendo implantado em seis cidades do Estado, e Campos foi uma das escolhidas porque o HPC é o único que atende 100% SUS. No Brasil, 32 hospitais integram a rede e segundo a direção da unidade hospitalar, por mês nascem 250 crianças no hospital, onde 65% são de auto risco e 60% cesariana.
O coordenador do Projeto Cegonha no HPC, Fernando Azevedo, disse que o projeto já existe há algum tempo na unidade, e que a implantação está acontecendo de forma mais lenta devido a algumas mudanças nos paradigmas de assistência a mulher grávida, como por exemplo, outras formas de parto.
“Hoje é quase uma norma a presença do acompanhante tanto durante o parto, pré-parto e depois do pós-parto, isso ai melhora a qualidade de assistência. Então isso foi um avanço e é garantido em todos os partos dentro do Projeto Cegonha. E também outras formas de assistência ao parto além do convencional, tipo parto na água (dentro de piscina), ou em posições diferentes como cócoras”, pontuou.
Segundo o coordenador, essa implantação precisa, além de mudanças na mentalidade das pessoas, mudanças também na forma física/estrutural do hospital. “Hoje a maternidade dos Plantadores de Cana ainda é no modelo convencional. Já a nova que está sendo construída vai ser dentro dessa visão de assistência mais humanizada”. A obra deve começar daqui a três meses e algumas frentes de trabalho já se iniciaram como a estrutura de alvenaria.
ESTADO INSPECIONA
A coordenadora da Rede Cegonha do Estado, Amanda Almeida também compareceu ao encontro. Ela está na região para fazer um levantamento de leitos dos hospitais locais.
Só nos Plantadores há 46 leitos, 10 UTIs neonatais, 20 UCIs (Unidade de Cuidados Intermediários).
O PROJETO
O hospital já vem implantando algumas ações da Rede Cegonha, como partos naturais e partos com acompanhantes. Além disso, a unidade também já aumentou a equipe de profissionais que atualmente conta com três médicos diurnos e outros três noturnos; um pediatra e um anestesista, além dos médicos residentes e acadêmicos.
Referência na região, o HPC atende em torno de 20% de pacientes provenientes de outros municípios, como São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, entre outros.
O projeto, que é proveniente de recursos do Governo Federal, atende e acompanha crianças até os dois anos de idade.
Publicidade


Fonte: KELLY MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário