quinta-feira, 31 de julho de 2014

Pesquisa Ibope: Garotinho lidera com 21% a disputa ao governo do Rio


Crivella e Pezão  vêm logo em seguida com 15% e 11% respectivamente
 Divulgação / Ururau

Crivella e Pezão vêm logo em seguida com 15% e 11% respectivamente

A Pesquisa do Ibope sobre a eleição para governador do Rio de Janeiro, divulgada nesta quarta-feira (30/07), mostra que o candidato Anthony Garotinho (PR) e (PRB) lidera a disputa eleitoral no Rio de Janeiro, com 21%. Em segundo lugar está Marcelo Crivella, com 16%, respectivamente. Já o atual governador e concorrente à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), tem 15%. O petista Lindberg Farias aparece na quarta posição com 11%.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos de acordo com o Ibope, o que representaria um empate técnico entre Garotinho, Crivella e Pezão. Completam o cenário os candidatos Dayse Oliveira (2%), do PSTU, Tarcísio Motta (1%), do PSOL, e Ney Nunes (1%), do PCB. Os votos brancos e nulos correspondem a 21% do total; 12% não souberam responder.
A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 26 a 28 de julho. Foram entrevistados 1.204 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RJ- 00011/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR - 00271/2014. É a primeira pesquisa do Ibope após a definição oficial das candidaturas.
REJEIÇÃO
O Ibope avaliou ainda os índices de rejeição aos candidatos. A opção por Garotinho desagradou a 44% dos entrevistados, enquanto Pezão e Lindberg tiveram 17% de rejeição. Crivella, por sua vez, teve 15%.
Os representantes do PSTU, do PSOL e do PCB, somados, têm 13% de rejeição. Já 14% dos entrevistados não sabem ou não opinaram, e 6% declararam que poderiam votar em qualquer um dos candidatos.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO PEZÃO
Os entrevistados também foram questionados a respeito do trabalho do governador Luiz Fernando Pezão. Para 2% deles, a gestão do peemedebista é ótima. Classificaram como regular 40% dos eleitores ouvidos pelo Ibope, enquanto 16% acreditam ser boa a avaliação do candidato à reeleição.
Entre os que estão insatisfeitos com o atual governo, 17% classificaram como péssima e 14%, como ruim. Já 11% dos entrevistados não souberam ou não opinaram.
Das 1.204 pessoas que participaram da amostra, 36% afirmaram que aprovam o governo Pezão, e 45% declararam que desaprovam a gestão. Já 18% deles não souberam ou não opinaram.
Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Anthony Garotinho (PR) – 21%
Marcelo Crivella (PRB) - 16%
Luiz Fernando Pezão (PMDB) – 15%
Lindberg Farias (PT) – 11%
Dayse Oliveira (PSTU) – 2%
Ney Nunes (PCB) – 1%
Tarcísio Motta (PSOL) – 1%
Brancos e nulos – 21%
Não sabem ou não responderam – 12%
Publicidade


Fonte: REDAÇÃO / UOL E G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário