quarta-feira, 30 de julho de 2014

Inaugurado Centro de Educação Ambiental Sustentável de Campos


Implementação do serviço visa cumprimento da lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos
 Divulgação / Ascom

Implementação do serviço visa cumprimento da lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos

A prefeitura de Campos inaugurou na manhã desta quarta-feira (30/07) o Centro de Educação Ambiental (CEA) consolidando-se como um dos municípios do Brasil como referência no contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O CEA funciona ao lado do Aterro Sanitário Ecológico, que funciona já há mais de dois anos e processa cerca de 350 toneladas de lixo, por dia, com média de 9,3 mil toneladas/ano.
Além da prefeita Rosinha Garotinho, gestores públicos, professores e lideranças comunitárias e dirigentes das concessionárias dos serviços de água, esgoto (Águas do Paraíba) e dos serviços de limpeza pública (Vital Engenharia) participaram da solenidade na zona rural do distrito de Conselheiro Josino, na região Norte do município, e foram unânimes em reconhecer o esforço do atual governo municipal na implementação de políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente, com foco na preservação dos recursos naturais e na qualidade de vida da população.
“Estamos aqui inaugurando este Centro de Educação Ambiental, cumprindo a lei, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Neste sábado (02/08) termina o prazo para que as cidades estejam preparadas para destinação correta do lixo, mas ainda existem mais de 1600 cidades e também 14 capitais, que são cidades grandes, com mais recursos, que não fizeram nem Aterro Sanitário nem Centro de Educação Ambiental, inclusive Brasília, no Distrito Federal, mas Campos está na frente, e cumprimos a legislação bem antes de findar o prazo”. A declaração foi feita pela prefeita Rosinha Garotinho, durante a solenidade de inauguração no auditório do Centro de Educação Ambiental no distrito de Conselheiro Josino.
O Centro de Educação Ambiental ocupa área construída de cerca de 400m² e foi construído ao lado do Aterro Sanitário Ecológico, que tem área total de 855 m². O CEA, assim como o Aterro Sanitário Ecológico tem instalações dentro do princípio da sustentabilidade: está instalado em terreno elevado, onde o vento constante dispensa aparelhos condicionadores de ar e também dispensa a compra de energia elétrica da concessionária Ampla. Todas as instalações têm portas e janelas amplas para aproveitamento da luz natural.
“A energia para acender as lâmpadas, para funcionamento do sistema de som do auditório; para mover as bombas de recalque dos tanques de chorume; as bombas de lavagem de veículos; do reservatório de água da chuva e demais equipamentos, é gerada por painéis de placas fotovoltaicas que geram a energia necessária para funcionamento do Aterro Sanitário e do Centro de Educação Ambiental”, detalha o gerente do CEA, Fábio Andrade.
Publicidade


Fonte: URURAU / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário