quinta-feira, 31 de julho de 2014

Hospital João Viana enfrenta crise e conta com solidariedade


Para presidente do hospital, situação é urgente
 Reprodução/Carlos Grevi

Para presidente do hospital, situação é urgente

Um dos maiores nomes do tratamento psiquiátrico na região, o Hospital Psiquiátrico Espírita Dr. João Viana, enfrenta uma das piores crises de seus 67 anos de história.
Criado em 1947 por um grupo espírita, o Hospital João Viana, começou como um abrigo onde portadores de deficiências mentais recebiam todos os cuidados necessários. Até então, os que sofriam desse tipo de doença eram recolhidos em cadeias públicas.
Em seus primeiros vinte anos o João Viana sobreviveu unicamente da caridade, mas como o crescimento do abrigo e o movimento foram muito grandes, em 1967 o abrigo se tornou um hospital e começou a receber verbas públicas do Governo Federal.
Passados tantos anos, a situação atual do hospital, é, nas palavras de sua atual presidente, Cristina Lima, urgente. Segundo Cristina, os valores repassados pelo SUS estão defasados há vinte anos e não conseguem suprir todas as necessidades do João Viana, que também conta com verba da Prefeitura de Campos.
“O hospital vive um período de caos”, foi o que disse Cristina ao relatar alguns dos problemas enfrentados pelo hospital, que conta hoje com 120 internos, sendo que 41 deles têm o João Viana como única moradia.
Apesar dos muitos problemas relatados, a presidente do hospital deixou claro que o mesmo espírito de solidariedade que foi vital na formação do antigo abrigo há quase 70 anos ainda está muito presente. A Liga Espírita de Campos, principal mantedora do João Viana, ainda recebe muita ajuda da população, desde feirantes do Mercado Municipal, que enviam verduras e legumes ao hospital, até doações obtidas em eventos e campanhas.
Uma das mais recentes e inspiradoras formas de ajuda ao hospital vem sendo feita pelo grupo de jovens que compõem o Projeto Alegria, grupo de amigos que promove ações com o intuito de ajudar o próximo. Cristina disse ter tomado conhecimento recentemente das ações solidárias do grupo e se entusiasmou com a campanha dos jovens. 
Como a situação atual do João Viana não é de conhecimento geral da população, a campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal do Projeto Alegria serve pra trazer algum otimismo e visibilidade aos mais jovens sobre os percalços enfrentados pelo João Viana.
Segundo Gustavo Santos, organizador do Projeto Alegria, “Nosso intuito é sempre levar alegria aos que sofrem, nada é melhor que ver um sorriso e uma melhora na vida do amigo desolado”. O Projeto ainda está arrecadando alimentos no Centro de Compras da Pelinca até esta sexta-feira (01/08) das 15 às 21h.
Os interessados em ajudar o hospital com doações podem se dirigir ao João Viana, que fica na Rua Machado de Assis, 49, no Centro, ou a Liga Espírita de Campos, localizada na Rua Antônio Alves Cordeiro, 81, no Parque Rosário. Os telefones para contato são (22) 2737-1550 e (22) 2723-5629. 
Publicidade


Fonte: AMARO MOTA - ESTAGIÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário