sábado, 28 de junho de 2014

PR E PRB REALIZAM CONVENÇÕES NESTE DOMINGO NO RIO



Clique na foto para ampliá-la
Garotinho será confirmado candidato a governador do Rio. Crivella desmente desistência e convenção do PRB deve confirmar

Paulo Renato P. Porto

Os partidos políticos envolvidos na disputa eleitoral de outubro vivem o momento decisivo de suas convenções, primeiro passo oficial da campanha de 2014. Em busca de mais tempo para articulações, algumas legendas deixarão para os últimos dias o anúncio das definições e a homologação de nomes que irão disputar o voto do eleitor no próximo dia 10 de outubro. As negociações com possíveis aliados deixaram as convenções para o fim do prazo de oficialização das candidaturas e alianças, em 30 de junho, segunda-feira próxima. 

Nesta data-limite, as legendas terão que oficializar junto à Justiça Eleitoral indicações dos nomes dos candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputados federais, estaduais, que precisam ser definidos nesse período.

O PR realiza sua convenção neste domingo, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, bairro da área central do Rio. O partido vai anunciar o nome do deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho como candidato ao Palácio Guanabara. O candidato a vice poderá sair de uma aliança com o PROS. 

PROS - Na última quinta-feira, a convenção estadual do partido no Rio lotou o auditório do Clube Municipal, na Tijuca. Mais de mil pessoas compareceram ao evento, que homologou as candidaturas do partido a deputado federal e estadual, bem como a coligação com o PR para as eleições proporcionais no Estado.

O PROS pode indicar o candidato a vice-governador ou ao Senado na chapa majoritária encabeçada pelo PR com Garotinho. Segundo o presidente estadual do PROS, deputado federal Hugo Leal, "o Estado do Rio tem uma importância enorme no cenário nacional, daí o peso desta aliança para tratar das grandes questões que envolvem o país".

PRB - O partido que tem a frente a influência da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) faz sua convenção estadual no Rio de Janeiro 2014, neste domingo, às 13 horas, na rua Bariri, no ginásio do Olaria Atlético Clube. Na ocasião, o partido poderá definir o nome do senador licenciado e atual ministro da Pesca, Marcelo Crivella ao governo estadual. 

PMDB- Também na quinta-feira, com a presença de lideranças políticas e militantes, o PMDB realizou sua convenção, na quadra da escola de samba São Clemente, que oficializou o nome de Luiz Fernando Pezão como candidato a governador, tendo como vice o deputado estadual Felipe Peixoto (PDT). 
A campanha oficial terá início no dia 6 de julho. O primeiro turno das eleições deste ano será dia 5 de outubro.

Confusão no evento realizado pelo PC do B

DEM - Na última segunda-feira, o partido anunciou que o vereador e ex-prefeito César Maia será candidato ao Senado com o apoio do PMDB, na chapa de Luiz Fernando Pezão, deixando o ex-governador Sérgio Cabral de fora. A composição, chamada de "bacanal" e "suruba" por integrantes dissidentes da coligação, e abriu assim caminho para o movimento pró-Aécio Neves no Rio. 

Confusão - No mesmo horário e data acontecia a Convenção do PCdoB, na casa de espetáculos Via Show, em São João de Meriti. O ato de lançamento da Frente Popular (que reúne PT, PSB , PV e PCdoB) em apoio ao candidato a Lindbergh Farias, militantes foram impedidos de entrar no evento por agentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que traziam uma decisão judicial que barrava a entrada de pessoas sem filiação partidária.

A presidente regional interina do PCdoB, Jandira Feghali, se recusou a receber a notificação e disse "que não havia ilegalidade no ato", chegando a receber voz de prisão. Entre outros, discursou o deputado Romário (PSB), que concorre ao Senado.

PSB - No ultimo sábado, foi realizada no Rio a convenção estadual do PSB. O deputado federal Glauber Braga (PSB/RJ), foi eleito o novo presidente da Sigla com 95% dos votos. Além disso, a convenção homologou a candidatura do deputado federal Romário a Senador e fechou aliança com o PT para apoiar a candidatura de Lindbergh Farias para governador. "A partir de agora, nós teremos um palanque no Rio", afirmou o presidente do diretório regional do PSB, o deputado federal Glauber Braga, referindo-se à pré-candidatura à presidência de Eduardo Campos pela legenda.

A costura para a ampliação da aliança com o PSDB e o DEM, partidos de oposição ao Palácio Guanabara foi feita entra a noite de sábado (21) e a tarde do último domingo (22), e envolveu Aécio, Maia, e o presidente estadual do PMDB, Jorge Picciani, que encabeçou a dissidência peemedebista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário