domingo, 29 de junho de 2014

MORRE AO 96 ANOS O ETENO PREFEITO GENECY MENDONÇA MAIS CONHECIDO COMO DODOZINHO MENDONÇA


10306069_610497985715309_7433447806679653536_n
Faleceu neste domingo, 29, o ex-prefeito de São João da Barra Genecy Mendonça, conhecido como “Dodozinho”.
Ainda neste domingo, o corpo chegará a cidade e será velado no Ginásio Municipal de Esportes Arlindo Aquino, em São João da Barra.
Dodozinho nasceu no dia 20 de fevereiro de 1918, na localidade de Campo de Areia no 5º distrito de São João da Barra. Membro de uma família humilde – com 11 irmãos – começou a trabalhar como produtor rural e caminhoneiro, ofício que o levou a conhecer vários estados.
O ex-prefeito ganhou esse apelido por sempre se doar às causas de sua comunidade. Como cidadão, fez a ponte de Água Preta (junto com amigos, a cavalo) e foi responsável por “rasgar” as estradas no 5º distrito. “Todas as estradas que têm lá fui eu que abri; o povo me chamava de “dono das estradas”. Naquela época, era tudo areia e água, muito sacrifício”, lembrou o sanjoanense quando homenageado pela Câmara de São João da Barra, que ficou também conhecido por dar carona às professoras que lecionavam no “sertão” (termo usado na época para se referir a São Francisco de Itabapoana antes de se emancipar de São João da Barra).
Dodozinho decidiu entrar para a política na década de 70, depois que presenciou o assassinato do vice-prefeito da época, Manoel José Viana de Sá (Sazinho) quando eles estavam em um velório no cemitério do Caju em Campos. “Pensei: vou entrar para a política para mostrar que isso não é coisa que se faça”, recordou, indicando em suas palavras para uma possível motivação política para o crime, ocorrido na segunda metade da década de 1960.
Estreou como vice-prefeito de 1971 a 1972. Foi prefeito por dois mandatos: de 77 a 82 e de 89 a 92. E continuou na política como vice-prefeito de 1997 a 2000 e de 2005 a 2012. Dodozinho, que atualmente ocupa o cargo de subsecretário de Obras, guarda com carinho alguns de seus feitos como prefeito. “Construí escolas, fiz a passarela e a ponte de Grussaí, a iluminação de todo o 5º distrito, fiz a rodoviária de São João da Barra e a abertura da avenida litorânea de Atafona a Grussaí”, recorda.
Ele era considerado “patrimônio político de SJB” e agradece a Deus e ao povo por isso. “Tudo o que Deus faz para mim está bom! Já pensou você entrar em uma sala com mil pessoas e não encontrar ninguém para falar mal de você?”
Em 2006, Dodozinho recebeu da Prefeitura, a Medalha Barão de São João da Barra. Em 2008, recebeu homenagem da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza (Açu) que fundou a Banda Marcial Genecy Mendonça. O ex-prefeito gozava de uma invejável saúde, com a pressão arterial sempre em 12 por 8 e sem nunca ter precisado de óculos. Nunca teve restrição com a alimentação e adorava uma sopa. “Durmo bem, como de tudo e não sou proibido de nada”, orgulha-se o flamenguista que acorda às 5h a faz questão de fazer o café da manhã.Fonte Jorjão Machado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário