quarta-feira, 25 de junho de 2014

FECHADO: 'DEPOIS DE UMA LONGA NEGOCIAÇÃO ACERTAMOS A ALIANÇA COM PROS '


Garotinho consegue apoio federal e acordo com partido é selado em Brasília
 Reprodução / Vagner Basílio

Garotinho consegue apoio federal e acordo com partido é selado em Brasília

Até a realização das convenções do Partido da República (PR), do PMDB e do PRB no próximo final de semana o tabuleiro eleitoral no Rio de Janeiro ainda viverá a possibilidade de novas composições. Apesar de o quadro estar bem avançado em suas composições, os últimos dias foram marcados por anúncios que na maioria das vezes foram surpreendentes.
Mas se o final de semana foi marcado por alianças do PMDB, de Sérgio Cabral, que deixou de lado a disputa ao senado para apoiar e assim atrair César Maia e o DEM, além da aliança de Lindbergh Farias, do PT com o PSB de Romário, que também disputará uma vaga no senado, nesta terça-feira (24/06) foi a vez do deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho (PR) demonstrar que de fato não havia desistido de conquistar o apoio de novo partido.
“Depois de uma longa negociação acertamos a aliança com PROS, que vai apoiar a minha candidatura ao governo estadual. Vou conceder uma entrevista coletiva, aqui em Brasília, ao lado do presidente nacional do PROS, Eurípedes Júnior, e deputados do Rio de Janeiro. Daremos mais detalhes”, declarou na noite desta terça-feira em seu blog o deputado federal Garotinho.
Em Brasília o PROS anunciou, com o presidente estadual e deputado federal da legenda, Hugo Leal a aliança com o PR, que até o momento só tinha o PTdoB como aliado. O acordo teria tido importante e decisiva intervenção de membros do governo federal, no caso os ministros Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) e ainda Aloizio Mercadante (Casa Civil), que com isso conquistariam o apoio de Garotinho a candidatura de Dilma Rousseff (PT) no Rio de Janeiro.
À Agência Estado Hugo Leal, presidente estadual do PROS confirmou já na noite desta terça-feira a oficialização da aliança. “O que está decidido é que vamos caminhar com Garotinho. O resto da composição da chapa ainda não está decidido", disse Leal em encontro realizado em Brasília com integrantes da legenda e Garotinho, no apartamento funcional do deputado Salvador Zimbaldi (PROS-SP).
Com a aliança o PROS, que realizará sua convenção estadual na quinta-feira (26/06), deverá indicar o nome do vice para a chapa com Garotinho, ou ainda o candidato para disputa ao Senado. O PROS tinha como pré-candidato ao governo do estado o deputado Miro Teixeira, que na última semana anunciou a desistência. O Partido tinha ainda o PT na expectativa de uma aliança, o que não aconteceu.
O Partido da República (PR) realizará sua convenção no próximo domingo (29/06), às 11h, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, e no mesmo dia o PRB irá realizar no Olaria Esporte Clube, na Zona Norte da cidade, a convenção do partido que tem o senador Marcelo Crivella como pré-candidato.
O PMDB, que tem o nome do governador em exercício Luiz Fernando Pezão, realizará sua convenção na quadra da Escola de Samba São Clemente, no Centro do Rio de Janeiro, na quinta-feira, dia 26.
TEMPO DE TV
O PMDB é o partido disparado com o maior tempo de Televisão para a campanha no Rio de Janeiro. Ao todo serão mais de 10 minutos de programa eleitora, tendo ampliado essa vantagem com as entradas do PSDB, PPS e DEM, contra cerca de cinco do PT, que ganhou mais tempo com a entrada do PSB. Já o PR com o anúncio do PROS terá mais cerca de um minuto passando para dois e meio ao todo, ou seja, 25% do tempo de Pezão e 50% de Lindbergh Farias.
PESQUISA ENCOMENDADA PELA FIRJAN
O IBOPE divulgou esta semana uma pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Rio (Firjan).
O deputado federal Anthony Garotinho (PR) lidera a disputa com 18% das intenções de voto, seguido pelo senador Marcelo Crivella (PRB) com 16%. Já o governador em exercício Luiz Fernando Pezão (PMDB) está com 13%. O senador Lindbergh Farias (PT) tem 11% e Cesar Maia (DEM) aparece com 8%. A margem de erro do levantamento é de três pontos.
No Estado, votos nulos ou em branco chegam a 27% e, na capital, a 37%.
Na disputa pelo Senado, o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) aparecia com 26% das intenções de voto. O deputado federal Romário (PSB) tem 22% e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), 20%.
Mas vale destacar que nos últimos dias este cenário foi completamente alterado com as saídas de Cabral e Feghali da disputa, com o reforço de apoio por parte do PT à Romário e a entrada de César Maia, com apoio do PMDB. Já o PR e o PRB ainda estão sem definição de quem irão apoiar nessa corrida eleitoral.
Publicidade


Fonte: REDAÇÃO / AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário