terça-feira, 24 de junho de 2014

DEFESA CIVIL INSTALA BOMBAS PARA IRRIGAR CANAL CAMPOS-MACAÉ

Defesa Civil instala bombas para irrigar canal Campos-Macaé

Rio Paraíba tem registrado as mais baixas cotas dos últimos 30 anos
 Secom/Thiago Macedo

Rio Paraíba tem registrado as mais baixas cotas dos últimos 30 anos

Teve início nesta terça-feira (24/06) uma operação de adução de água do Rio Paraíba do Sul para o canal Campos-Macaé, objetivando minimizar o problema dos produtores rurais da Baixada. Segundo o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, “diante da baixa cota do Paraíba, a irrigação não ocorre naturalmente, pela força da gravidade, sendo necessária a instalação de duas bombas helicoidal”.
O secretário informou, ainda, que as bombas elétricas e com hélices funcionarão sobre uma balsa que foi colocada nesta terça no Rio Paraíba nas proximidades do Cais da Lapa e posteriormente será descolada para a direção do Canal, em frente à Ponte Leonel Brizola. O trabalho de deslocamento e instalação deverá se estender até o final desta semana.
De acordo com Henrique Oliveira, o Rio Paraíba tem registrado as mais baixas cotas dos últimos 30 anos. “Na medição de hoje, o nível aferido foi de 4,89 metros. O subsecretário Edison Pessanha acompanhará toda a operação. Até sexta-feira (27/06), esperamos poder colocar as bombas em funcionamento”, disse Oliveira.
O diretor de Operações da secretaria municipal de Defesa Civil, Victor Bechara informou que cada bomba tem capacidade de lançar no Canal Campos-Macaé 700 litros de água por segundo. "Duas bombas estão sendo instaladas e, assim que for concluído o trabalho de instalação, 1400 litros de água por segundo serão aduadas para o Canal", acrescentou.
Publicidade


Fonte: REDAÇÃO/ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário