quinta-feira, 26 de junho de 2014

COMBATE ÁS DROGAS: CAPS AD AGORA É CAPS AD III 24 HORAS


CAPS AD também é a porta de entrada para internações em clínicas de recuperação
 Reprodução

CAPS AD também é a porta de entrada para internações em clínicas de recuperação

O Dia Internacional de Combate às Drogas é lembrado nesta quinta-feira (26/04) de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Em Campos, a Prefeitura está intensificando ainda mais as ações na rede municipal de saúde e transformou o Centro de Atendimento Psicossocial/Álcool e Drogas Dr. Ari Viana (CAPS AD) em CAPS AD III.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, explica que, com a adequação, a unidade, que funciona na Rua José do Patrocínio, 102, Centro, passa a contar com atendimento diurno e noturno a pessoas portadoras de transtornos mentais decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas.
"O atendimento acontecia apenas durante o dia. Agora, podemos acolher as pessoas nessas circunstâncias durante 24h/dia. Cerca de 10 mil pessoas já receberam algum tipo de atendimento nessa unidade. Mensalmente, são realizados cerca de 170 consultas e acolhimentos", afirmou o vice-prefeito.
O CAPS AD também é a porta de entrada para internações em clínicas de recuperação, quando necessário, como orienta a coordenadora da unidade, a psicóloga Fernanda Chagas. “Tratamos nossos pacientes de fora para dentro, ou seja, inserindo-os na sociedade para que tenham um convívio normal com as pessoas e não fiquem isolados”, disse.
Segundo o subsecretário de Atenção Básica, Roberto Voguel, os pacientes recebem apoio de equipe multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, professor de educação física, arte-terapeuta e enfermeiros. “O Programa Municipal de Saúde Mental dispõe de 8 dispositivos de assistência, em modalidades diferenciadas de atendimento a pessoas portadoras de transtorno mental. Além disso, novos dispositivos estão sendo criados”, acrescentou.
Publicidade


Fonte: REDAÇÃO/ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário