sexta-feira, 30 de maio de 2014

APÓS LICITAÇÃO, 383 ÔNIBUS VÃO ATENDER TODOS AS REGIÕES DE CAMPOS


Transporte público: primeira etapa da licitação segue com análise

licitação transporteA primeira etapa do processo de licitação do transporte coletivo de Campos prossegue com a análise e julgamento da proposta técnica, apresentada pelos consórcios participantes. As fases seguintes compreendem as análises de preços e da documentação de habilitação das empresas. O trabalho está sendo realizado por uma comissão de assessores técnicos, sob a presidência do engenheiro de transportes Fernando MacDowell.

Ao todo três consórcios participam da concorrência: Bandeirantes, formado pelas empresas BK e Geratur, que apresentou proposta para o lote 2 ; Planície, formado por São João e Jacarandá e o consórcio União, com as empresas Cordeiro, Siqueira, São Salvador e Turisguá, que manifestaram interesse nos lotes 1 e 2.

O lote 1 contempla Guarus e toda a região norte. O 2, compreende Bela Vista, Jóquei, Penha, IPS, Bandeirantes e bairros adjacentes. Já o lote 3 abrange o Shopping Estrada,  Tapera, Lagoa de Cima e região serrana.

ônibusPara o terceiro lote, o qual não teve proposta apresentada, ocorrerá uma nova sessão específica.  O processo está sendo discutido pela equipe técnica e o formato do procedimento ainda será definido. “A análise requer atenção minuciosa em função do edital conter cerca de 900 páginas. Todas as empresas do setor puderam participar do certame e somente a análise técnica dos quesitos apontará as que se encontram habilitadas,” disse o Procurador Geral, Matheus José, acrescentando que a população pode ficar tranquila que todo o Município será atendido com transporte de qualidade.

Segundo ele, a licitação transcorreu dentro da normalidade, sem qualquer incidente que pudesse comprometer sua realização. Uma empresa, que não apresentou proposta, entrou com pedido de liminar para suspender o certame, que foi negado pela Justiça.

Esta é a quarta vez que a prefeitura marca uma licitação para melhorar o transporte. A primeira foi em maio de 2013. Três empresas de ônibus entraram na Justiça, impedindo que o certame acontecesse no dia previsto. A prefeitura recorreu e reverteu a situação. Uma nova data foi marcada e teve que ser adiada para adequação à Lei de Mobilidade Urbana. A terceira licitação seria em abril deste ano mas, por orientação do Tribunal de Contas do Estado, foi remarcada para o último dia 26.
Campos Cidadão

Em cinco anos, já foram repassados às empresas de ônibus mais de R$ 185 milhões desde que o Programa Campos Cidadão foi implantado, em 2009, quando a bilhetagem era de cerca de 1,8 milhão de passagens. Hoje, o número chega a 3 milhões.

Com a licitação, o transporte será modernizado e a frota ampliada, dando maior conforto e segurança à população.  A tarifa terá reajuste, mas a população continuará pagando passagem a R$ 1.  Com a ampliação, serão 383 ônibus para atender todas as regiões do Município.24 horas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário