terça-feira, 29 de abril de 2014

RESULTADO DA LICITAÇÃO DA PONTE JOÃO FIGUEIREDO DEVE SAIR EM 15 DIAS


Processo encontra-se em fase recursal segundo informou o DER-RJ
 Ururau / Arquivo

Processo encontra-se em fase recursal segundo informou o DER-RJ

O processo licitatório da Ponte João Figueiredo, que ligará os municípios de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, encontra-se em fase recursal. De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do Rio de Janeiro a empresa vencedora deve ser anunciada em quinze dias.
licitação foi aberta no dia 24 de março, porém nome e quantas empresas participaram do processo não foram divulgados pela assessoria de imprensa do DER. A expectativa é de que as obras, que foram embargadas pela Justiça em 29 de outubro de 2013, sejam reiniciadas ainda neste primeiro semestre.
“Esse é um prazo legal que as empresas desclassificadas têm para recorrerem e provarem que a documentação apresentada estava correta e fazer parte do processo”, explicou Ivan Amaral, engenheiro do DER em Campos, acrescentando ainda que, inicialmente, sete empresas foram para a fase final.
Após a confirmação da empresa vencedora, o prazo para início das obras é de 30 a 40 dias. De acordo com a publicação, a ALC nº 05/2014 prevê a construção do tabuleiro da ponte que terá 1.344 metros de extensão e uma largura de 16,20 metros, englobando duas faixas de rolamento, duas de acostamento e uma de pedestre.
A ponte ligará a RJ-196 que inicia em Conceição de Macabu até Barra do Itabapoana na divisa com o Espírito Santo. Ligará também a RJ-240 trecho (Açu a Caetá) atravessando pela BR-356 a RJ-196. A distância da ponte até a Praia de Gargaú será de, aproximadamente, 19,5 Km e da ponte até Campos 17,5 Km. A RJ-196 obedecerá ao traçado de 12 metros de largura contendo duas pistas de rolamento e duas pistas de acostamento.
A obra da Ponte João Figueiredo deve ser concluída em um ano.
SOBRE A PONTE
Vinte pilares da Ponte João Figueiredo chegaram a ser construídos na década de 80. A estrutura tem 19 metros de vão, uma extensão de 822 metros com duas pistas largas e acostamentos com 14 metros de altura, mas não serão utilizados na obra, que ganhou novo traçado. Os pilares não serão aproveitados por motivos ambientais.
A construção da Ponte João Figueiredo chegou a ser licitada em 2013, mas o processo que teve como vencedor o Consórcio Ponte Paraíba do Sul, formado pelas empresas Imbeg, Imbé Engenharia Ltda. e a Premag, Sistema de Construções Ltda., foi revogado no dia 04 de fevereiro, após a empresa Construtora A. Gaspar questionar o resultado da licitação. O juízo da 7ª Vara da Fazenda Pública concedeu liminar a favor da empresa.
O Consórcio Paraíba chegou a iniciar as intervenções para realização das obras conforme matéria divulgada pelo Site Ururau em 25 de outubro, entretanto a construção foi embargada pela Justiça quatro dias depois [29 de outubro], véspera do lançamento da pedra fundamental.
Publicidade


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário