domingo, 27 de abril de 2014

FAZENDEIRO, FILHO E EMPREGADO PRESOS POR PRÁTICA DE TRABALHO ESCRAVO



Três trabalhadores foram resgatados pela Polícia Civil no último sábado
 Carlos Grevi / Vinnicius Cremonez

Três trabalhadores foram resgatados pela Polícia Civil no último sábado

O proprietário de uma fazenda, o filho e um empregado foram presos na tarde de sábado (26/04), na localidade do Angelim, em São Fidélis, por manter quatro homens em situação análoga à escravidão.
Os três: Paulo Cesar Azevedo Girão, 58 anos, o filho Marcelo Conceição Azevedo Girão, 33 anos, e o empregado Roberto Melo de Araujo, 38 anos, vão responder por crime de restrição a condição análoga a de escravo e podem pegar de dois a oito de reclusão, como explicou o delegado adjunto da 134ª Delegacia Legal de Campos, José Paulo Pires, na manhã deste domingo (27/04).
“Ao chegarmos à fazenda só encontramos os supostos autores que foram presos em flagrante. As vítimas estavam escondidas, pois eles mandavam elas se esconderem sempre que chegassem alguém ou viatura no local”, explicou o delegado.
Pires disse ainda que os trabalhadores, dois de São Fidélis, um de Campos e outro de Natividade, eram obrigados a trabalhar todos os dias, sob a supervisão do empregado da fazenda, que era uma espécie de “capataz”. O trabalho forçado era das 4h às 17h. Após a jornada de trabalho, os homens eram colocados em um quarto, que ficava próximo à casa do “caseiro”.
O período em que os trabalhadores permaneceram na fazenda em situação análoga a de escavo, segundo Paulo Pires, foi de oito anos, o último recrutado, e de 14 anos o mais antigo. “Caso manifestassem o desejo de ir embora, eles disseram que eram agredidos e ameaçados. Infelizmente dados da Organização das Nações Unidas [ONU] apontam que entre 12 e 25 milhões de pessoas vivem nessas condições no mundo todo, e o que leva a isso é a falta de condições social e econômica das pessoas, tanto que dos resgatados chegou para mim e perguntou como ele ia ficar agora que perdeu trabalho. Então, o cara é submetido ao trabalho escravo, mas ainda esta preocupado em perder aquilo”, disse Pires.
Sobre os elementos que levaram a Polícia Civil a registrar o caso como restrição a condição análoga a de escravo, o delegado disse que “quando a pessoa é submetida ao trabalho extenuante, o não pagamento pelo trabalho realizado ou o pagamento em valor irrisório, a não permissão aos meios de locomoção para sair ou entrar no local de trabalho, além de manter vigilância ostensiva no local de trabalho e se apoderar de documentos dos trabalhadores são aspectos que caracterizam o trabalho escravo”, enumerou o Paulo Pires acrescentado que não conseguiu reaver a documentação dos trabalhadores.
Os presos deverão ficar à disposição da Justiça Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro, para onde foram encaminhados. 
ENTENDA O CASO
Um dos trabalhadores, que é de São Fidélis, escapou da fazenda na noite de sexta-feira (25/04) e foi para casa de familiares. Acompanhado de um sobrinho foi a 141ª Delegacia Legal e comunicou o fato, além de dizer que outras três pessoas estavam vivendo na mesma situação. A partir daí foi montada a operação e na tarde de sábado (26/04), os três trabalhadores foram resgatados pela Polícia Civil.
As vítimas não possuíam carteira assinada e não recebiam nada pelo trabalho, além de viverem em situação sub-humana, recebendo uma ou duas refeições por dia. O local onde ficavam possuía duas camas, um colchonete, além de um armário, um banheiro e uma pia com uma grelha de churrasqueira em cima. As portas e janelas eram trancadas.
Segundo o delegado José Paulo Pires, eles tomavam café, almoçavam e jantavam. Às 4h da madrugada eram levados para a fazenda, pelo capataz, e só retornavam às 17h direto para o quarto onde ficavam trancados.
Publicidade


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário